O Dia da Família na Escola, iniciativa que abriu as portas das escolas municipais à comunidade no último sábado (26), movimentou as unidades escolares até o final da tarde. A secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, visitou algumas das 52 unidades municipais que organizaram atividades artísticas e recreativas para a integração dos alunos e da comunidade do entorno. “O interesse da família na educação dos filhos é importante porque eles se sentem valorizados e isso se reflete em sala de aula. O dia é para conversar com os professores, dar sua opinião e interagir com seu filho”, explanou a secretária em discurso direcionado aos pais.

Os pais e/ou responsáveis presentes em todas unidades receberam panfleto informativo sobre a eleição do Conselho de Escola nos dias 29 e 30 de março, além do calendário escolar de todo o ano letivo. Silvana Silva, mãe de um dos alunos que participa da oficina de capoeira na Escola Municipal Vilma Alvarez, destacou que o dia especial é um estímulo a mais para as crianças. “O meu filho ficou muito ansioso, não via a hora de eu chegar junto com ele na escola e o ver jogando capoeira. Podiam nos ser proporcionados mais momentos como esse, porque eles gostam muito”,opinou.

A programação na Escola Municipal João Franco de Godoy contou com apresentação do Coral dos Servidores da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, além de palhaços, oficina de pintura, e apresentação da peça teatral “A importância da família”, pelo Grupo Piá da Igreja Missionária. Já na escola da Vila Nova Prudente, os pais foram esclarecidos a respeito do calendário escolar e da eleição do conselho de escola. Houve ainda apresentação de karatê, atividades em oficinas de beleza e sorteio de brindes.

No bairro do Bosque, a programação da Escola Municipal José Soares Marcondes contou com presença maciça dos pais e palestra “O que se planta, se colhe na educação dos filhos”. Para a diretora da escola, Luzia Caseiro, a participação da comunidade sempre foi muito satisfatória, não só nos dias festivos, mas durante todo o ano letivo.

A diretora de educação infantil da Seduc, Márcia Pinheiro Janial, avalia que de modo geral em todas as escolas houve a participação das famílias. “Isso é extremamente importante. Esse tipo de evento serve para firmar os laços que nos une às famílias. Estamos trabalhando o ano todo para construir a cultura da participação da família na vida escolar de seus filhos e no envolvimento com as atividades da escola”, frisou.

O dia especial de atividades nas escolas municipais de Presidente Prudente encerrou-se por volta das 17h. (por Samanta Cardoso – MTB 37.496)