Representantes da GS Engineering & Construction – companhia coreana que opera seus negócios em cinco segmentos, sendo eles engenharia civil, arquitetura, habitação, usina e meio ambiente – estão de volta a Presidente Prudente, com a proposta de levar a diante a pretensão de implantar uma usina de reciclagem no município. A intenção já havia sido apresentada ao prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) em setembro do ano passado, quando o grupo coreano formado por Kwang-Jin Park (proprietário), Jae-Ser Park (presidente) e Chan-Hwan Jung (braço-direito da presidência) apresentaram a novidade ao Executivo pela primeira vez. De acordo com o presidente da Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco), Mateus Godoi, os coreanos já estão estudando no município as viabilidades técnica e econômica de vingar a empreitada.

“O que eles querem? Primeiro formalizar formalmente uma proposta em cima desse estudo, e posteriormente apresentá-la ao prefeito Tupã [Milton Carlos de Mello – PTB], para então saberem realmente se existe essa viabilidade ou não”, adianta. Além do presidente da empresa de economia mista, os coreanos foram recepcionados na manhã desta quarta-feira (21/03), no Gabinete do Paço Municipal Florivaldo Leal, pelo chefe de Gabinete Feiz Abbud, e pelos secretários municipais Aristeu Penalva (Desenvolvimento Econômico) e Fernando Luizari Gomes (Meio Ambiente).

A ideia dos coreanos é aproveitar 100% do lixo produzido em Prudente, de modo a transformá-los em produtos que podem ser reutilizados. No município, são produzidas o equivalente a 200 toneladas de lixo por dia.