Os trabalhos pedagógicos realizados pelos alunos da Escola Municipal (EM) Profª Juraci Meneses Peralta durante todo o ano de 2011 estiveram expostos à comunidade na noite dessa terça-feira (06/12), por ocasião da mostra pedagógica da unidade. Além da exposição, a escola do Jardim Humberto Salvador organizou uma série de apresentações das oficinas promovidas pelo programa Cidadescola na unidade, como a dança, o judô e o inglês.

Ao início do evento, o público presente pôde acompanhar um vídeo produzido pela equipe gestora da escola, no qual foi apresentada a evolução desde a sua inauguração há quase 12 anos, ressaltando as melhorias na qualidade dos serviços prestados pela escola após a implantação do Cidadescola na unidade, e a consequente revitalização em todo o espaço físico da escola.

A equipe do Setor de Assuntos Complementares à Educação (SACE), da Secretaria de Municipal de Educação, acompanhou a solenidade e aprovou a participação da comunidade. “Participar efetivamente da vida escolar de seus filhos é fazer o que vocês fizeram hoje, deixando de lado a rotina que todos vocês têm para estarem aqui, dentro da escola, acompanhando o que eles têm desenvolvido em sala de aula. É assim que conseguiremos melhorar ainda mais a qualidade da educação”, destaca a assistente social Solange Plaza.

Ela, bem como os demais membros do Sace presentes no evento, fazem parte do Comitê Prudente na Mobilização Social pela Educação. A equipe aproveitou a oportunidade para distribuir panfletos aos presentes, cujo conteúdo apresenta a importância da participação das famílias no dia-a-dia das escolas. Já as apresentações do Cidadescola foram iniciadas pelo grupo da oficina de judô, liderado pelo professor André Gustavo Costa Gonçalves. “Eles fizeram uma pequena demonstração do que nós trabalhamos durante as aulas, como os exercícios de coordenação, as saudações e as lutas de solo, em que eles utilizam a técnica da mobilização do oponente”, descreveu Gonçalves.

A oficina de dança do Cidadescola esteve representada na noite festiva com as apresentações de balé e de hip hop. Os alunos de inglês também marcaram presença, interpretando canções alusivas ao Natal. O evento ainda teve espaço para a exibição do trabalho realizado por alunos e monitores da escola através do software educacional Visual Class. O material produzido esteve entre os apresentados no 5º Concurso Internacional Visual Class. “Era um material que apresentava, através do software, as oficinas e o funcionamento do Cidadescola”, lembrou a diretora da escola, Adriana Gonçalves de Oliveira.

O sucesso do evento foi observado pela coordenadora de Gestão Pedagógica da Seduc Vanda Gianotti de Oste, que na ocasião representava a secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi. “Um evento como este nos permite perceber que nós realmente estamos propiciando às nossas crianças uma educação com qualidade. Posso dizer que muitas escolas, até mesmo particulares, não oferecem o que temos oferecido aos nossos alunos”, finalizou. (colaboração – Iury Greghi)