A Câmara Municipal de Presidente Prudente realizou na noite desta última sexta-feira (18/11) a sessão solene para entrega do Título de Cidadão Prudentino ao presidente da União das Pessoas com Deficiência (Unipode), Lourivalter Domingos Gonçalves. A homenagem ocorreu no Plenário “Dr. Francisco Lopes Gonçalves Correia” da Câmara Municipal. O projeto que concede a honraria é de autoria do vereador Douglas Kato (PV). A cerimônia contou a presença de representantes de entidades prudentinas, amigos e familiares do homenageado. Na oportunidade, o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) esteve representado pelo presidente empresa de economia mista Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco), Mateus Godoi.

A sessão presidida por Alba Lucena Fernandes Gandia (PTB) contou com as presenças dos vereadores Izaque Silva (PSDB), Douglas Kato (PV), Natanael Gonzaga (PSDB), Oswaldo Bosquet (PSB), Kátia Guimaro (PSDB) e Nico Rena (PDT). Na ocasião, o autor do projeto ressaltou as caracteristicas do homenageado como generosidade, respeiro e empreendedorismo. Segundo ele, trata-se de uma pessoa que caminha no anonimato contruindo uma sociedade melhor. “Estamos materializando através do Titulo de Cidadão Prudentino o que nossas almas já sabiam em razão de tudo que já foi feito através da prática incansável do voluntariado”, ressaltou o vereador.

A homenagem foi recebida ao lado da esposa Maria Helena Gonçalvez, que compôs a mesa de honra, onde também estiveram presentes José Mirandola Filho, além do primo do homenageado, Vitório. A cerimônia foi marcada pela emoção com declarações de amor da filha Camila Rodrigues Gonçalves, que falou em nome dos familiares e da irmã Isabella. Camila destacou que os eventos de solidaridade organizados pelo pai fazem parte dos ensinamentos deixados à família. A sessão também contou com pronunciamentos do amigo Antonio Batista Grosso.

Durante o discurso, o homenageado agradeceu ao familiares e ao vereador Douglas Kato pela autoria do projeto. Ele ressaltou que quando veio para Prundete no início de 1998 foi acolhido pela família ‘Prudentão’, através de José Mirandola Filho. Na ocaisão, ele agradeceu ainda o apoio recebido pelo prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) através do incentivo oferecido a Unipode. Na mensagem final da sessão solene, a presidente Alba Lucena ressaltou que a Câmara se orgulha em ter como mais novo Cidãdão Prudentino, Lourivalter Domingos Gonçalves.

Histórico

Lourivalter Domingos Gonçalves nasceu no dia 7 de agosto de 1955 em Cândito Mota, filho da Dona Genoefa e do Sr. João Gonçalves, o caçula de uma família de oito irmãos.Foi em Cândido Mota também que conheceu sua esposa Maria Helena, com quem se casou após sete anos de namoro, e estão casados há 29 anos. Deste casamento nasceram suas duas filhas, Camila e Isabella.

Ele mudou-se para Presidente Prudente para trabalhar, quando começou sua atuação em projetos sociais inicialmente com trabalhos sociais para a Catedral de São Sebastião, como a arrecadação de mantimentos para o Centro Social. Ele e sua esposa são coordenadores da distribuição das doações entre os assistidos cadastrados. Lourivalter também participa da diretoria do Hospital do Câncer.

Em 2008 tomou conhecimento do antigo Grupo União, uma entidade que cuida de deficientes já na idade adulta. Na época o Grupo estava completamente abandonado, comovido com a situação da entidade, Lourivalter e um grupo de amigos decidiram formar uma diretoria para reerguer a entidade.

Em 2009 esta diretoria assumiu o Grupo União, que se tornou a Unipode – União das Pessoas com Deficiência. Através de muito trabalho, com eventos e arrecadações, além da ajuda de vários colegas e novos amigos, a Unipode se reergueu.

Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO