Presidente Prudente foi sede nesse domingo (09/10) da 11ª Copa Prudentina de Karatê. O evento foi realizado durante todo o dia no Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi, no Jardim Aviação, e contou com a participação de 580 atletas de sete estados brasileiros, além do Distrito Federal. No total, foram computadas as participações de 23 associações. Elas representaram os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás. A equipe da A.Z.K de Andradina ficou com o título da competição ao somar 243 pontos e conquistar 37 medalhas, sendo 12 de ouro, 13 de prata e 12 de bronze. Em segundo lugar ficou a equipe anfitriã representada pela Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp). Os prudentinos acumularam 230 pontos e 33 medalhas, sendo 13 ouros, 10 pratas e 10 bronzes. Araçatuba, representada pela Associação Hisatugo, ficou em terceiro lugar com 108 pontos ganhos, totalizado assim 20 medalhas, sendo quatro ouros, cinco pratas e 11 bronzes.

O organizador do evento, o professor Renato Franco ressalta, o numero grande de atletas da seleção brasileira que estiveram participando da copa, sendo cerca de 22 atletas. “Com certeza a vinda desses atletas elevou e muito o nível técnico da competição. Exemplo disso foi a categoria da atleta Izabela Rainho, que se sagrou campeã no kata e kumite 12 e 13 anos. Ela fez a final junta de outras duas atletas da seleção brasileira, sendo elas Carolina Nishikawara, de Campo Grande, e Maria Eliza, de Goiânia”, contou.

Outro nome de destaque foi mais uma vez Valéria Kumizaki, que venceu as duas categorias de kumite, open e leve. Ela nunca perdeu uma competição em Presidente Prudente. Kumizaki usou a competição como forma de preparação para os Jogos Pan-Americanos, que serão realizados neste mês de outubro, na cidade de Guadalajara, no México. Quem também brilhou ontem, foram as revelações do karatê das escolinhas de formação desportiva da Semepp. Na categoria 10 a 12 anos, as prudentinas mostraram superioridade, conquistando do primeiro ao quarto lugar, sendo ouro Brenda Eduarda de Sá, prata Elaiza Gomes, bronze Kevelyn Giovana Martins e quarto lugar Dandara Vitor Cardoso.

Por fim, Franco ficou entusiasmado com o desempenho dos seus comandados. “Estou muito feliz com os resultados, pois estas meninas estão sendo preparadas para o Campeonato Brasileiro de 2012. Pelo fato delas serem muito novas, estarem iniciando no projeto da Semepp, o resultado foi fantástico e elas apresentaram um nível muito superior as adversárias”, elogiou. (Colaboração – Marcos Chicalé)