Com a proximidade do Dia dos Pais, data a ser comemorada no próximo domingo (14/08), a Escola Municipal Dr. João Franco de Godoy (Navio), no Jardim Paulista, realizou na noite dessa quinta-feira (11/08) um encontro no prédio da Igreja Missionária, ao lado da unidade, que contou com a presença de mais de 300 pessoas, entre pais, familiares e funcionários da escola. Na oportunidade, os participantes puderam refletir sobre o tema bullying nas escolas. A instrutora do Programa Educacional de Resistência às drogas e à Violência (Proerd), Maria Vergínia Kiil Piza Leite, ministrou palestra sobre o tema e destacou como essa prática afeta a rotina das crianças e as formas de se detectá-la.

De acordo com ela, as escolas têm se preocupado em orientar as crianças e familiares de forma a evitar que essa prática continue presente na sociedade. “Não existe escola que esteja livre de enfrentar este problema, mas elas já estão trabalhando com o propósito de evitá-lo. Esta palestra de hoje [ontem] é um grande exemplo disso”, comenta.

Os presentes assistiram ainda a uma apresentação teatral, interpretada pelos membros do Projeto Piá. A mensagem da encenação também trouxe como pano de fundo o tema bullyng. Os atores abordaram de forma bem humorada a questão, enfatizando a importância dos pais em sempre estarem atentos às atitudes dos filhos e acompanharem qualquer alteração em seu comportamento. A diretora do Navio, Maria Eloíza Pioch, encerrou as atividades com um texto em referência ao Dia dos Pais.

A dirigente destaca que o evento, além de prestar uma homenagem aos pais, conseguiu atingir o seu objeto principal. “Esse encontro serviu para que os familiares fiquem atentos ao comportamento das crianças, acompanhem o seu desenvolvimento. Muitas vezes, nós vemos situações em que as crianças não têm o amparo necessário dentro de casa, e isso prejudica o aluno dentro da escola”, comenta. A diretora lembra ainda que as discussões a respeito do tema vem sendo levantadas desde o lançamento do boletim informativo “Bullying na escola”, criado pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) “Desde seu lançamento, nós temos nos preocupado ainda mais com esta questão”, termina. (colaboração – Iury Greghi)