Conforme previsto no calendário escolar da Seduc, teve início nesta segunda-feira (01/08), o segundo semestre nas 54 escolas da Rede Municipal de Educação. Mais de 16 mil alunos trocaram a diversão das férias pela busca do conhecimento. De acordo a secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, as equipes das unidades escolares se prepararam para recebê-los depois de um mês de férias. “Não está programada nenhum tipo de atividade especial, porém, cada escola é livre para recepcionar os alunos da melhor forma”, disse.

Na Escola Municipal (EM) Vovó Silvéria, os pequenos foram recepcionados com um mural, onde são expostos os trabalhos realizados no semestre anterior. Já na EM Eluiza de Rezende Rodrigues, a recepção foi calorosa. “As professoras receberam as crianças em suas salas, depois reunimos todas no pátio para contação de histórias. Foi um momento de interação e reencontro de turmas. Depois as professoras entregaram as ‘lembrancinhas’ de boas-vindas a todos”, explica a diretora Maria Ângela Rubini.

Quanto às novidades para este semestre, a secretária enumera a formação continuada para a equipe de apoio escolar (merendeiras, escriturários e secretários de escola), além da avaliação para encaminhamento às classes de aceleração para os alunos que não alcançaram a alfabetização nos terceiros e quartos anos. “Esses alunos receberão uma atenção especial e a eles será aplicado o Método Sociolingüístico, da professora Onaide Scwartz Mendonça, que desenvolve a oralidade, leitura e escrita”, finaliza. (por Samanta Cardoso - MTB 37.496).