Prudentinos que dependem apenas da arte e do talento para sobreviver, ou mesmo para complementar aquela renda familiar considerada apertada no mês, passaram a ter um motivo a mais para comemorar neste sábado (02/07). Isso porque ganharam um local fixo para comercializar seus produtos artesanais. É que o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) oficializou na manhã deste sábado (02/07), a inauguração da Incubadora Casa do Artesão. O novo point das produções artesanais passa a funcionar nas dependências do antigo prédio da estação ferroviária, na Vila Marcondes, onde já opera inclusive o Procon e os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt). O local, que ficará aberto de segunda a sábado, disponibilizará 31 boxes no total. Foi viabilizado graças ao investimento de aproximadamente R$ 500 mil que a atual gestão garantiu nas reformas de 1.186,74 metros quadrados do prédio.

Além do prefeito, marcaram presença na inauguração o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Aristeu Santos Penalva de Oliveira, a representante máxima da Superintendência Estadual do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), Sônia Francine Marmo, a agente de cooperação da Sutaco no município Célia dos Santos, o vereador Clóvis Lima (PR), além de demais secretários municipais, artesãos e familiares.

Na ocasião, o chefe do Executivo ressaltou o empenho de todos os técnicos da Prefeitura que estiveram envolvidos na empreitada, especialmente a agente de cooperação da Sutaco no município, a quem ele chamou de “grande criadora do espaço”. “Muitas vezes o homem público não é tão acessível ao lado cultural, a arte e à manifestação da criatividade que sai de dentro dos artesãos. Então agradeço muito de vocês [artesãos] terem insistido na ideia de oferecermos um espaço para a arte. A partir de agora esta será a casa de vocês, onde cada um poderá mostrar o dom que Deus lhes deu. É o mínimo que poderíamos fazer para a classe”, discursou Tupã, minutos antes de descerrar a placa inaugural.

A superintendente da Sutaco elogiou a administração de Prudente pelo feito, ao ressaltar que nem todos os municípios têm essa preocupação. “Toda cidade tem esse sonho concretizado hoje em Prudente, que é o de conquistar um espaço próprio para o artesanato. As feirinhas de arte em praças e espaços públicos, ainda que mantidas em vários lugares, são evidentemente desconfortáveis tanto para o artesão como para os visitantes. Então Prudente saí na frente porque entende que o artesanato é uma atividade econômica, tem lá seu lado cultural e por isso deve sempre ser valorizado”, elogiou.

Ao falar de um espaço próprio para este tipo de manifestação artística, Marmo ainda fez questão de exemplificar a desvantagem de uma feira ao ar livre. “Todo 19 de março se comemora o dia dos artesãos. Geralmente neste dia a Sutaco promove realizações em todo o Estado de São Paulo. Mas o que acontece vez em quando? Chove bastante. E por serem a maioria dos eventos em áreas abertas, os eventos acabam prejudicados. Por isso é importante destacar a importância de uma casa do artesanato”, emendou.O vereador Clóvis Lima, por sua vez, falou representando a 15ª Legislatura da Câmara Municipal. “Como disse a Sônia, Prudente realmente saí na frente. A Câmara tem sido parceira do prefeito que tem contribuído bastante com o desenvolvimento da cidade, inclusive com diversas inaugurações”, frisou.

Na ocasião, o prefeito de Prudente também garantiu que vai pedir à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a incluir o novo espaço no roteiro do projeto City Tour, que percorre pontos turísticos e prédios históricos de Prudente. Depois, o prefeito fez questão de visitar cada um dos boxes idealizados no local. A cada um deles, era agraciado com presentes.

Na Casa do Artesão, que funcionará de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 15h, a população poderá encontrar, bordados e crochê, trabalhos em jornal, trabalhos diferenciados confeccionados com palito de sorvete, em ferro e madeira, além de trabalhos elaborados com vidros decorados, dentre outros itens. (Fotos – Marcos Sanches)