A Prefeitura de Presidente Prudente por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) promoveu na manhã desta quarta-feira (29/06) a cerimônia para assinatura do Primeiro Edital de Chamamento Público para Seleção de Projetos Culturais 2011. O edital contempla o Programa GiraArte – Circulações de Teatro, Dança, Música, Artes Visuais e Literatura.O edital investirá R$ 200 mil na contratação de diversas produções culturais, que por sua vez irão contemplar os bairros mais distantes e espaços alternativos da cidade.A solenidade contou com a presença de diversos grupos culturais, além de associações e entidades do seguimento cultural de Prudente. Na oportunidade, o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) assinou o edital que autoriza a seleção das produções. Na ocasião, também foi assinado o Decreto n° 21.929/2011, que regulamenta o descarte de material bibliográfico para doação ou reciclagem. Iniciativa importante para renovação e atualização do acervo.

“Queremos fomentar a cultura em Prudente, além de dar condições para que os artistas possam colocar em prática o trabalho”, comentou o prefeito Tupã. Segundo ele, “a intenção é que este edital dê a oportunidade para que a cultura possa chegar aos bairros mais distantes”.Na oportunidade, o prefeito Tupã nomeou a comissão que ficará responsável por selecionar os projetos culturais.Segundo Tupã, o recurso deve contemplar os artistas prudentinos. “Com a proposta vamos solucionar duas questões, que são a descentralização da cultura e a remuneração da classe artística”, pontuou.

Para o secretário de Cultura e Turismo Fábio Nougueira, o objetivo do programa é de financiar as ideias das classes artísticas. Segundo ele, o edital é uma determinação do prefeito Tupã que colocará a disposição dos grupos o valor de R$ 200 mil. A cerimônia de assinatura do edital contou com a presença do vice-prefeito Marcos Vinha (PT) que ressaltou que a iniciativa consiste em mais um passo para avançar no setor cultural. Ele lembrou do Carnaval que foi resgatado pela atual administração após mais de 10 anos de lacuna. Na solenidade também esteve presente o vereador Cidinho Lourenção (PSB), que representou a Câmara Municipal de Presidente Prudente.

Na cerimônia, o prefeito Tupã destacou que apesar de Prudente possuir o Centro Cultural Matarazzo, que é referência como maior centro cultural. Ele reconheceu a dificuldade que a população tem para se deslocar até o local. “Se a pessoa não poder vir até o Matarazzo, vamos levar a cultura até a pessoa”, enfatizou. O prefeito comentou que através do edital a administração irá resgatar a cultural nos bairros, que é bastante relacionada à educação. “A cultura, a educação e o esporte são os carros chefes do país, por isso, procuramos captar recursos que contemplem todas as áreas”, acrescentou.

Para o presidente do Conselho Municipal de Cultura de Presidente Prudente (Comuc) e responsável pela Associação Prudentina de Escritores (APE), o escritor e professor Carlos Francisco Freixo, o edital vem de encontro com os anseios da classe artística. “A grande dificuldade da área cultural é a falta de verba”, comenta. Segundo ele, o investimento atende a expectativa dos grupos culturais, que podem se organizar e ter uma melhor estrutura de trabalho. “O recurso fornecido pelo prefeito Tupã servirá de apoio, além de fornecer uma segurança para que os artistas possam atender a comunidade”, acrescenta Freixo.

Na cerimônia para assinatura do Primeiro Edital de Chamamento Público para Seleção de Projetos Culturais, estiveram presentes representantes das seguintes grupos e instituições culturais: Coral Vozes Prudentinas (Ana Rita Chizzolin); Clube do Meio Artístico; Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes; Projeto Guri (Fernanda Belonci); Ong Pró-Vida (diretor Digo Cavalcante); Museu e Arquivo Histórico Municipal (diretor Ronaldo Macedo); o artista plástico Roberto Bertoncini; grupo de dança São Luzes e Alegria de Viver (Ioma Buonamici); Associação de Dança de Presidente Prudente e Região; Escola de Dança Beth Libório; Cia de Dança da Unoeste; grupos de dança InPrudente, da Comunidade e Ruas de Fogo; Cia Garimparisos; Cia Os Bárbaros; Banda Marcial do Colégio Cristo Rei; dentre outros grupos de diversos seguimentos culturais que estiveram presentes.

Confira os nomes dos profissionais indicados para compor a comissão de seleção dos projetos, sendo três indicados pela Secult e dois pelo Comuc: Márcio Roberto Pereira (Assis-SP), pós-doutorando em Letras pela Unesp; Aldo; Aldo Luiz Valentim (São Paulo-SP), mestre em gestão cultural; Marcelo Zamora (São José do Rio Preto-SP), diretor teatral e coreógrafo; Acácio Rocha Perez Guerrero (Adamantina-SP), jornalista e secretário municipal de Cultura de Adamantina; Cícero Pereira Cordão Neto (Londrina-PR), professor mestre em música.

Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO