A partir desta sexta-feira (15/04), os prudentinos que dependem de voos comerciais para trabalho ou mesmo para viagens de passeio ou negócios, terão mais duas opções de horários a escolherem antes de embarcarem. É que a Azul Linhas Aéreas Brasileiras começa a operar no Aeroporto Estadual de Presidente Prudente. A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (14) pela Central de Relacionamento da companhia aérea, bem como pela administração do Aeroporto Estadual, que tem à frente Luiz Carlos Carrion. Serão dois voos regulares, às 10h45 (manhã) e às 19h40 (noite), de segunda a sexta-feira, um aos sábados (podendo ser às 10h45 ou às 13h10, dependendo do dia), e dois aos domingos. A maioria terá como destino final ou para conexões, o Aeroporto de Viracopos em Campinas.

Para marcar o feito, a empresa prepara para a próxima segunda-feira (18) a inauguração oficial dos voos em Prudente. A recepção será a partir das 9h, com a chegada programada da primeira aeronave prevista para as 10h. Autoridades, entre elas o gerente geral Brasil da Azul, Antônio Américo, o diretor de Comunicação e Marcas da companhia aérea, Gean Franco Beting, o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) e o presidente do Conselho Deliberativo da Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp), Marcos Antônio Carvalho Lucas, devem participar. Na ocasião, os convidados vão conhecer os equipamentos e acomodações da aeronave. Em seguida, haverá atendimento à imprensa.

Com a novidade, o aeroporto de Prudente que até então tinha cinco voos diários – sendo três da Gol Linhas Aéreas e dois da Pantanal –, passa a ter sete. A rota da Azul será operada com o turboélice ATR 72-200 de 70 lugares, arrendado para antecipar as operações regionais que serão feitas com o ATR 72-600. Para o presidente da Aviesp, os principais beneficiados são os usuários do transporte aéreo, que terão uma opção a mais na hora de comprar passagens para todo o Brasil ou mesmo para pacotes turísticos. “Essa é mais uma conquista da sociedade regional, que resulta de uma luta intensa. Eu me lembro que há três anos atrás, quando a Azul começou a operar no Brasil, estabeleci contato com o fundador [David Neeleman] no evento inaugural em Viracopos. Na ocasião, ele me questionou se Prudente tinha demanda significativa de passageiros, já que tinha intenção de operar aqui também. Na época expliquei a ele que tínhamos cerca de 10 mil atendimentos, entre embarques e desembarques. Hoje esse número dobrou. Enfim, o fundador da empresa está cumprindo com sua promessa”, destaca.

O representante da Aviesp expõe que a partir da chegada da Azul, a tendência é estabelecer uma concorrência mais acirrada no que diz respeito a tarifas. “Com isso, que tende a ganhar é o usuário, principalmente aqueles que antecipam a compra da passagem e conseguem planos promocionais”, frisa. Termina destacando que Prudente “passa a ser uma das poucas, se não a única cidade do Estado de São Paulo, que passa a ter ligação com os três principais aeroportos do Brasil, sendo eles Viracopos (Campinhas), Cumbica (Guarulhos) e Congonhas, na Grande São Paulo”. “São as três ligações que possibilitam o deslocamento dos passageiros daqui para o Brasil inteiro e para o mundo”, completa.

Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO