No Centro Cultural Matarazzo, na manhã desta segunda-feira, a abertura do Agita Prudente, com a palestra ‘Saúde e Qualidade de vida’, ministrada pela técnica de recreação da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Maria Izabel da Silva e pela educadora de saúde pública, Selma Martin, abordando hábitos saudáveis e sedentarismo.

De acordo com Maria Izabel, a atividade física pode ser o melhor produto em saúde pública. ``A inatividade representa um custo econômico para os indivíduos inativos e para a sociedade em geral. A cada ano, milhões de pessoas morrem em todo mundo, sendo a maioria dessas mortes atribuídas à falta de exercícios físicos´´, disse.

“Em função dos benefícios à saúde e dos custos elevados da inatividade física, estamos realizando este momento de ação para integrar promoção de atividades dentro das ações para saúde. Reunindo esforços e estratégias de desenvolvimento social que o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ institucionalizou o Agita Prudente, tendo como inspiração o Agita Mundo, com o objetivo de criar na população o hábito de realização diária de atividades físicas”, ressalta a técnica de recreação.

Durante a abertura teve ainda a apresentação musical de Ademir Aparecido Souza, pai de aluno de escola da Rede Municipal de Educação que, com seu violão, entoou a música “Os pais na escola”, cuja letra diz que se os pais derem às mãos aos professores e diretores, muito irão se orgulhar de seus filhos no futuro.

As atividades do Agita Prudente seguem com apresentações de danças do grupo In- Prudente coordenado pela professora Helga Urel, e o oferecimento por profissionais da Unimed de alongamento, ginástica e outros movimentos para quem estiver circulando pelo Parque do Povo, a partir das 18h.

Os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Educação Física, da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) também estarão presentes para realização dos testes de prevenção à saúde, como Glicemia (diabetes), aferição de pressão e avaliação física. (colaboração - Roberta Zorzetto)

Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO