A karateca da Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp), Izabela Rainho, de 15 anos, representando a Escola Estadual Marieta Ferraz de Assumpção, sagrou-se campeã da Fase Nacional dos Jogos Escolares da Karatê, realizada em Brasília, nesse domingo (15/09).

Em Brasília, Rainho foi ouro no kumitê. Ela venceu a atleta Laura dos Santos, de Minas Gerais, pelo placar de 3 a 1. Na segunda luta, ela superou Ana Maria, do Mato Grosso do Sul, por 2 a 0. Já na final, contra a atletas Isis Inocêncio, do Rio de Janeiro, por 7 a 3.

De acordo com o técnico Renato Franco, a atleta deu um passo muito importante, pois ela está classificada nas duas competições mais importantes na modalidade do mundo, que são os Jogos Olímpicos Escolar Mundial (Gymnasiade 2013) e o Campeonato Mundial da modalidade, que será realizado na Espanha, entre os dias 4 e 10 de novembro. A karateca, que chegou nesta segunda-feira (16) em Prudente, já inicia seu programa de treinamento visando estas competições.

Vale lembrar que antes, a prudentina já tinha sido campeã paulista escolar de kumitê, na Fase Estadual, na categoria de 15 a 17 anos, 59kg, e vice-campeã no kata, sendo a única atleta do Estado de São Paulo a conseguir classificação nas duas modalidades. A seletiva nacional, que formará a Seleção Brasileira para as Olimpíadas Escolares Mundiais (Gymnasiade 2013), ocorrerá em Brasília, de 27 de novembro a 4 de dezembro.

A Gymnasiade irá reunir os países que são filiados Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF). Esta é a competição mais importante da Federação e, assim como campeonatos mundiais, ocorre a cada quatro anos. A vinda da Gymnasiade para o Brasil contou com o apoio de Brasília e Região Convention & Visitors Bureau, Ministério do Esporte, Secretaria de Esporte, Secretaria de Turismo e Associação Brasileira das Agências de Viagens do Distrito Federal.

Na semana passada, Rainho já havia recebido da Confederação Brasileira de Karatê (CBK) a convocação para o VIII Campeonato Mundial de Karatê Cadete, Júnior e Sub-21, que ocorrerá entre 4 e 11 de novembro em Guadalajara, na Espanha. Ela foi revelada na Escola de Formação da Semepp no pólo da Vila Iti, pelo professor Renato Franco. Ela faz parte também do Projeto Aquarela, da Secretaria Municipal de Assistência. (Colaboração Marcos Chialé)