A Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav) apresentou nesta terça-feira (Semav), na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Presidente Prudente, as propostas para as comemorações da Semana Nacional de Trânsito que, conforme estabelece o artigo de n° 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), será comemorada no período de 18 a 25 de setembro, com o tema ‘Cidade para as pessoas: Proteção e prioridade ao pedestre’.

Com base nesta temática nacional, o Departamento de Educação para o Trânsito da Semav e demais parceiros definiram algumas ações e mensagens educativas de acordo com a realidade local. Durante a campanha motoristas e pedestres serão orientados quanto à postura e responsabilidade de cada um no trânsito.

Segundo o secretário da Semav, Oswaldo Bosquet, o objetivo é conscientizar a população a participar de forma efetiva e comprometida em todas as ações. “Não queremos simplesmente mais uma campanha de trânsito, queremos ações de impacto junto sociedade com o intuito de reduzir o número de acidentes. Hoje as estatísticas de acidentes de trânsito no Brasil e no mundo são alarmantes e vêm ceifando milhares de vidas. Portanto, contamos com o engajamento de toda a sociedade nas ações”, pontua.

A Semana Nacional de Trânsito deste ano dará continuidade às ações da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010, que visa diminuir em 50% os índices de mortes no trânsito em todo o mundo.

Participaram da reunião os representantes da Semav, Detran/SP, Polícia Militar, Sest/Senat, Lucari Motos, Porto Seguro, Narp e Associação Comercial de Presidente Prudente. Uma nova reunião já foi agendada para o próximo dia 12 de agosto para o fechamento das ações, na sede do Detran em Prudente.

Serviço – Os interessados em participar das ações de educação para o trânsito e da Semana Nacional de Semav através do fone (18) 3908-7011 com Mauro Mattos ou Renato Gouvea. O mesmo pode ser feito também através do e-mail: edtransito.semav@presidenteprudente.sp.gov.br.