Evento será no dia 13 de junho no Parque do Povo; materiais serão recolhidos também no Ana Jacinta, no mesmo dia, e nos distritos, no dia 12 de junho

O titular da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec), Rogério Marcus Alessi, esteve reunido nesta quarta-feira (1°/04), com a pró-reitora de Extensão e Ação Comunitária da (Proext) da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Angelita Lima. O encontro serviu para acertar detalhes da realização da 8ª edição do Mutirão do Lixo Eletrônico, marcado para o dia 13 de junho, das 8h às 16h, no Parque do Povo.

Assim como nos anos anteriores, neste a Unoeste, através da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp), participará do evento com 300 alunos, bem como ficará responsável pela aquisição dos prêmios que serão sorteados aos munícipes que descartam os materiais inservíveis e pelos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) aos estudantes que colaboram na ação.

De antemão, o secretário de Tecnologia informa que serão sorteadas dez bicicletas, notebook, tablet e vídeo game. Além disso, ele conta que, assim como na 7ª edição, haverá posto de recolhimento no Conjunto Habitacional Ana Jacinta. Este, que também será no dia 13 de junho, receberá os materiais das 9h às 13h.

“Depois os materiais serão levados ao Parque do Povo. Além do Ana Jacinta, no dia anterior [dia 12] passaremos nos distritos para recolhermos os materiais. Começaremos por Ameliópolis, às 8h, e depois seguiremos para Eneida e Floresta do Sul, ainda no período da manhã. Após o almoço, por volta das 14h, estaremos em Montalvão”, pontua, completando que o recolhimento será feito pela Prefeitura em parceria com a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento).

Ainda na reunião, da qual participaram também o diretor e o coordenador de Extensão da Fipp, Moacir Del Trejo e Aroldo Alessi, ficou confirmado que o lançamento do 8º Mutirão do Lixo Eletrônico será na 27ª Infoeste (Semana de Computação e Informática da Fipp/Unoeste), programada para ocorrer no Campus I de 18 a 22 de maio.

É válido afirmar que por enquanto apenas uma empresa se credenciou para receber o material. A mesma apresentou as certificações ISO 9000 e 14000, que são exigidas pela comissão organizadora do evento. “A destinação adequada é nossa maior preocupação na realização do evento”, Del Trejo.

Por fim, Alessi lembra que na 7ª edição foram arrecadadas 80 toneladas de materiais eletrônicos e que, ao todo, durante as sete edições, foram mais de 400 toneladas. “O Mutirão do Lixo Eletrônico, realizado sempre em junho, integra a Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura, que conta com diversas ações neste tema. Vale lembrar que o evento é considerado pioneiro no Brasil e já foi apresentado inclusive na Europa, quando eu e o prefeito [Milton Carlos de Mello – Tupã] estivemos reunidos com o chefe do Executivo de Getafe [Juan Soler-Espiauba Gallo]”, conclui.