Unidade realizou também ação alusiva à Pascoa para 55 crianças assistidas pelo Programa ‘Viva Leite’

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Jardim Regina contemplou os pacientes do grupo de hipertensos e diabéticos com orientação nutricional para os cuidados de higiene no preparo dos alimentos. A palestra, realizada nesta quarta-feira (1°/04), foi ministrada pelo nutricionista do Núcleo de Apoio de Saúde da Família, Raphael Alves Macedo Bongiovani. Além das orientações, foi promovida dinâmica para que os participantes aprendessem a fazer higiene correta das mãos.

“As doenças transmitidas por alimentos [DTAs] são causadas por agentes, os quais penetram no organismo humano através da ingestão de água ou alimentos contaminados. Estes agentes podem ser químico, físico e biológico, sendo os agentes biológicos a maior causa de enfermidades transmitida por alimentos. Atualmente sabe-se que boa parte das doenças relacionadas a contaminação de alimentos acontecem nas casas, por isso a realização de orientação sobre os cuidados de higiene no preparo desses alimentos”, explica Bongiovani. Completando as orientações foi realizada dinâmica, onde os pacientes aprenderam a fazer higiene correta das mãos.

Segundo a enfermeira gerente ESF, Elisabete Martines, é muito importante a realização dessas orientações, “assim conseguimos conscientizar o paciente sobre a importância da higiene dos alimentos na manipulação, cocção, preparo e armazenamento, bem como cuidados com higiene pessoal e do ambiente”.

Mais ação – Ainda nesta quarta-feira, não foram apenas os atendidos nos grupos de hipertensos e diabéticos que participação de ação na ESF. Além deles, a unidade do Jardim Regina comemorou a Páscoa com as 55 crianças assistidas pelo Programa ‘Viva Leite’. A iniciativa, que foi de todos os funcionários, resultou na entrega de uma lembrança para cada menino e menina. “O evento melhora o vínculo da comunidade com a equipe de Saúde. A mesma agradece a iniciativa e empenho de todos os funcionários na elaboração deste evento”, conclui Elisabete.