Inscrições para os 35 cursos que serão realizados nas praças da Juventude terão início nesta segunda-feira (6)

A noite dessa quarta-feira (1°/07) foi de festa para os jovens que participam das atividades realizadas nas praças da Juventude de Presidente Prudente. Isso porque, em cerimônia no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) ‘Professor Samoel Brondi’, o Governo Municipal premiou os vencedores dos concursos ‘Oratória Juvenil’, ‘Prêmio Jovem Voluntário’ e ‘Princesinha do CEU’.

Realizado pela segunda vez, em parceria com a Arenales Homeopatia Animal, representada no ato pelo gerente administrativo Silmar Solera, o ‘Oratória Juvenil’ teve como vencedoras Milena Ferreira de Lima Gomes, Camila Fernanda Alves dos Santos e Maria Vitória Negrão, pela sequência, primeira, segunda e terceira colocada. Pela sequência, elas ganharam R$ 300, R$ 200 e R$ 100. Já os jovens Luiz Gabriel Jesus Soares e Ana Carolina Alves da Costa Trindade venceram o 4º ‘Prêmio Jovem Voluntário’, promovido com a Cultura Inglesa, representada pelo gerente administrativo Victor Hugo Galiano, e ganharam uma bolsa integral de estudos de um ano.

Ainda durante a cerimônia, foram premiadas as princesas do CEU, pela ordem, primeira, segunda e terceira colocadas, Kamilly Vitória Silva Sanches, Mirela Eduarda Rocha da Silva e Kelly Ariane de Barros Vieira, bem como foi enaltecido o grupo participante do ‘Gravação Jovem’. Em forma de homenagem ao prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, que “investe e acredita na juventude de Prudente”, os jovens deram um CD com as músicas gravadas. O chefe do Executivo ganhou ainda um quadro de aerografia com sua imagem.

Além das premiações, o Governo Municipal, através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, lançou 3.505 vagas para 35 cursos que serão realizadas nas quatro praças voltadas ao público alvo, sendo elas no Ana Jacinta, Cohab, Humberto Salvador e Parque Alvorada. Já as inscrições terão início nesta segunda-feira (6), nos quatro locais.

Ao fazer uso da palavra, o coordenador da Juventude, Juliano Borges, disse se sentir privilegiado em participar da gestão do prefeito Tupã a frente da Coordenadoria. Desta forma, ele elencou que isso se deve ao fato de aprender com os jovens e por poder servir a população.

“Lembro que em 19 de agosto de 2011 o prefeito disse que tínhamos uma missão em relação a juventude. Assim, temos buscado parcerias para avançarmos, pois sozinhos podemos ir rápido, mas juntos podermos ir mais longe. Além disso, o maior legado que um gestor pode deixar é investir na base, na criança, no adolescente, e esse será o maior legado que o prefeito deixará”, enalteceu.

Os vereadores presentes, Adilson Silgueiro e Elza Alves Pereira, a Elza do Gás, elogiaram a administração do prefeito Tupã e disseram que a mesma dá condições para que os jovens de Prudente trilhem bons caminhos.

Assim como Borges, o chefe do Executivo aproveitou a oportunidade para agradecer os parceiros. “O que planejamos para as praças da Juventude é justamente o que podemos observar hoje [ontem], a comunidade integrada. E isso se deve muito aos parceiros que nos incentivam e acreditam no nosso trabalho”, exaltou.

Por fim, o prefeito agradeceu as homenagens recebidas, elogiou os trabalhos desenvolvidos pelos professores, já que durante a cerimônia houve apresentações de Street Dance e Capoeira, enalteceu a competência do coordenador da Juventude, bem como disse que a responsabilidade do Governo, em relação aos jovens, é grande. “Temos que comunica-los [sobre os cursos] e incentivá-los a participarem. São 3.505 vagas em 35 cursos que podem fazer com que tenham uma vida melhor”, destacou.

Cursos: Aerografia (40 vagas), Areia em Tela (80), Boxe (80), Capoeira (250), Fotografia (80), Grafite (80), Inglês (120), Italiano (12), Espanhol (120), Francês (120), Informática (600), Jiu-jitsu (100), Judô (140), Muay Thai (80), Percussão (40), Street Dance (200), Teatro (120) e Zumba (200). Os aprendizados citados serão ofertados nas quatro praças da Juventude.

Já os demais cursos, sendo eles: Agente Jovem Ambiental (30 vagas), Artesanato em Biscuit (15), Artesanato em Tecido (15), Canto (40), Compreendendo Escolha Profissional (480), Customização de Chinelo (15), Customização de Moda (15), Dança (100), Design de Bolsas Sustentáveis (15), Gravação Jovem (10), Maquiagem (20), Pintura em Tela (20), Rotinas Administrativas – Compras (20), Rotinas Administrativas – Departamento Pessoal (20), Rotinas Administrativas – Financeiro (20), Skate (80) e Técnicas Secretariado (20), serão oferecidos no CEU. A única exceção é de o de Skate, que também será ofertado na Praça do Ana Jacinta.