A Secretaria Municipal de Educação, o Comitê de Mobilização, Acompanhamento e Assessoramento das Ações de Controle da Dengue e da Leishmaniose Visceral Americana e a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) apresentaram hoje (17) aos orientadores pedagógicos e professores comunitários do programa Cidadescola os procedimentos necessários ao desenvolvimento do programa educacional “Seduc contra a dengue – 2014”.

O programa prevê ações diferenciadas visando conscientizar todos os alunos e profissionais envolvidos na escola, além de toda a comunidade do entorno para estarem atentos a possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti.

Já a coordenadora da VEM, Vânia Maria Alves abordou questões sobre a atual situação de dengue em Prudente, além das formas de contágio e prevenção. “Todo nosso trabalho visa eliminar os focos rapidamente para que não tenhamos uma situação como a observada ano passado”.

A coordenadora pedagógica da Seduc, Aline Pereira da Silva Feba, explica que os alunos do ensino fundamental irão tornar-se agentes mirins, multiplicadores de informações para seus colegas, pais e comunidade do entorno das escolas. “Durante as Oficinas de Orientação de Estudos e Leitura, eles irão desenvolver um trabalho, sendo que os alunos dos 1º e 2º anos terão que fazer um desenho, os 3º anos uma frase e os 4º e 5º anos uma redação, todos relacionados ao tema. Eles podem ainda confeccionar cartazes e panfletos e por meio de passeatas para envolver e sensibilizar a comunidade”, explica.

A educadora em saúde pública da Seduc, Selma Freitas Martin acrescenta que a ação será realizada até o dia 31 de outubro. “Os trabalhos dos alunos serão expostos na Mostra Pedagógica da escola. Nosso objetivo é colaborar para a diminuição dos focos do mosquito Aedes e fortalecer a ação dos alunos como ‘Agentes Mirins em Saúde Pública’, o que eles já vem fazendo desde o ano passado”, destaca.

O presidente do Comitê, Carlos Rocha Santana, o programa envolve 8.640 crianças “Iremos fazer um sorteio no final de outubro entre as 30 escolas e a turma ganhadora ganhará um dia de lazer na unidade escolar com direito à pipoca, algodão doce e cama elástica”, encerra.