Às 8h30 desta quarta, no Ceforppe, haverá lançamento de campanha com envolvimento de 30 escolas municipais

O Comitê de Mobilização, Acompanhamento e Assessoramento das Ações de Controle da Dengue e da Leishmaniose Visceral Americana e a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) estiveram reunidos, na tarde desta terça-feira (16/09), na Secretaria Municipal de Saúde, para explanarem sobre a atual situação da dengue em Presidente Prudente, bem como exporem as ações que devem ocorrer, por parte de ambos órgãos, até o final deste ano. Do encontro, o próximo já ficou marcado para as 14h do dia 11 de novembro, no mesmo local.

O presidente do Comitê, Carlos Rocha Santana, reafirmou que nesta quarta-feira (17), o órgão lançará a Campanha de Combate a Dengue. Será às 8h30, no Centro de Formação Permanente dos Profissionais em Educação de Prudente (Ceforppe). De antemão, ele disse que serão envolvidas 30 escolas municipais, que contam com o Programa de Educação Cidadescola, o que resultará em mais de 8.640 crianças envolvidas.

“Todos alunos envolvidos terão que informar a família, os vizinhos e demais pessoas, sobre a atual situação de dengue em Prudente e sobre os cuidados que todos devem ter para eliminar focos, ou seja, os meninos e meninas serão multiplicadores da informação. A partir daí, eles terão que anotar para quem passou a informação. Além disso, dividimos o concurso, sendo que os 1º e 2º anos terão que fazer um desenho, os 3º anos uma frase e os 4º e 5º anos uma redação. A escola vencedora da Campanha de Combate a Dengue ganhará um dia de recreação, com pipoca, algodão doce e cama elástica”, adianta.

Já a coordenadora da VEM, Vânia Maria Alves, informou que em outubro haverá medição de Índice Breteau (IB). Disse também que, além dos trabalhos de rotina, sendo o Casa e Casa, orientações aos munícipes, entre outros, a Vigilância segue empenhada na Classificação de Risco Residencial, que classifica os imóveis com as notas 0, 1, 2 e 3, que pela ordem representam: não haver situação propícia para proliferação do Aedes Aegypti, vetor da dengue; que foram encontrados apenas recipientes; que foram encontrados recipientes com larvas; e casas problemas.

Além disso, Vânia informou que o órgão seguirá empenhado na limpeza das casas problemas, cujo serviço necessita de envolvimento das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Sosp), Planejamento (Seplan), Assistência Social (SAS) e Saúde (SMS); e em demais ações, como atualização dos agentes, para que o trabalho seja realizado sempre da melhor maneira; parceria com o Ecoponto; entre outros.

Sobre a atual situação de dengue em Prudente, a VEM expôs que o município contabiliza 192 casos autóctones, ou seja, contraídos na cidade, e, até o momento, foram 1.208 notificações. Sobre as catalogações positivas, duas tiveram sinal de alarme e uma o quadro clínico foi grave. Do total, 56 registros foram confirmados na área 4, que compreendem a bairros como Vila e Parque Furquim, Itapura I e II, Vila Marcondes, Distrito Industrial, Vila Brasil, entre outros, e 44 na área 3, cujos logradouros são: Jardim das Rosas, Central Park, Parque Cerejeiras, Bongiovani, Vila Formosa, e outros.

“No caso dessas duas áreas mais afetadas faremos visitas constantes nas escolas dos bairros que participarão da Campanha de Combate a Dengue para intensificarmos ainda mais a ação. Além disso, pediremos colaboração dos presidentes das Associações de Moradores, para que nos ajudem a conscientizar os munícipes locais”, destaca Santana.

Ainda durante a reunião, a coordenadora da VEM apresentou que durante a 16ª semana, que vai de 13 a 19 de abril, Prudente registrou 30 casos de dengue em 2014. Já em 2013, no mesmo período, foram 277. Traçando um comparativo sobre o IB, em janeiro deste ano ele foi medido em 5,0, já em julho diminuiu para 1,2. Em 2013, em janeiro era de 13,3, enquanto que em julho 2,3. “O mérito disso é do trabalho dos agentes da VEM. Mas também não podemos esquecer que este ano o quadro no Brasil está diferente se comparado ao ano passado, quando o país passou por epidemia”, lembra.

Participaram ainda do encontro a educadora de saúde da VEM, Elaine Bertacco, e José Carlos Ederli, representante do vereador e presidente da Câmara Municipal, Valmir da Silva Pinto.