Com o intuito de proporcionar um espaço de debate sobre a Saúde Mental e do Trabalho, estimulando a comunidade no envolvimento das questões pertinentes ao tema, discutindo propostas de prevenção e tratamento da população, o Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente (DRS 11), em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/PP), órgão de gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza hoje (16), o I Fórum Regional de Saúde Mental e Trabalho e III Fórum Regional de Saúde Mental.

O evento, que é realizado no Auditório da Sociedade de Medicina de Presidente Prudente (Casa do Médico), reúne mais de 250 participantes, entre profissionais de saúde atuantes na área de saúde mental e trabalho, além de profissionais da área jurídica.

De acordo com a drª Márcia Helena Bissoli Guadanucci, interlocutora de Saúde Mental do DRS 11, as discussões em torno do tema da saúde mental e trabalho. “É uma faceta complicada, com muitas demandas. A rede de atendimento psicossocial, criada por força de Lei em 2011 ainda está em construção para dar suporte clínico e atender toda a demanda ambulatorial, o que torna tão necessário espaço de discussão como este”, explica .

Para a Coordenadora do Cerest, Maria Aparecida Rodrigues, um dos objetivos do evento é orientar os profissionais que atendem na Rede do Sistema Único de Saúde (SUS), para que sejam feitas as notificações compulsórias da lista do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Ministério da Saúde) de forma adequada “Queremos que os profissionais possam fazer as intervenções necessárias para a melhoria no ambiente de trabalho, independente do seu vínculo empregatício. Já tivemos alguns avanços nesse contexto regional, mas precisamos emanar a cultura de saúde do trabalhador nos 45 municípios atendidos pela DRS 11”, defende.

A programação prevê palestras, apresentações culturais e mesa de debates para discutir o papel da rede de Atenção à Saúde do SUS, quanto ao enfrentamento de agravos em trabalhadores, relacionados à saúde mental e do trabalho e a lista nacional de doenças de notificação compulsória do Sinan, que padroniza os procedimentos relacionados à notificação compulsória.