Lacração das urnas foi feita hoje; Procedimento foi acompanhado por comissão do CMDCA, candidatos e fiscais garantindo transparência à eleição

Neste domingo, 4, será realizada a eleição para a escolha dos novos conselheiros tutelares dos dois Conselhos do município. A eleição irá acontecer no Ginásio Municipal de Esportes ‘Watal Ishibashi’, das 8h às 17h. Todo cidadão maior de 16 anos, que tenha o título de eleitor e um documento com foto pode votar.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) realizou hoje (02/10) na Sala dos Conselhos, a lacração de urnas para eleição dos novos conselheiros tutelares. O procedimento foi acompanhado por uma comissão do CMDCA, candidatos, fiscais e autoridades.

Será a primeira vez que a eleição acontece de forma direta e unificada, devido a uma mudança promovida pela Resolução 170/2014, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que definiu as regras para o primeiro Processo de Escolha Unificada dos Integrantes dos Conselhos Tutelares.

Segundo o promotor da Vara de Infância e Juventude e da Pessoa com Deficiência, Luiz Antonio Miguel Ferreira, o Conselho Tutelar hoje exerce funções que antes eram exercidas pelo Promotor de Justiça e do Juiz de Direito.”Só por ai dá para entender a relevância desse papel. A sociedade é participar da decisão dos destinos da comunidade. Quando temos um menino pedindo esmola na rua, isso incomoda a todos e é exatamente nesse sentido que entra o Conselho Tutelar, como algo criado pela sociedade para garantir os direitos e deveres das crianças e adolescentes”. O promotor emenda que a população deve ter consciência ao votar, elegendo aqueles que têm vocação e conhecimento para trabalhar com crianças e adolescentes, que saibam como atuar para enfrentar os problemas cotidianos relacionados a esse público.

Para a presidente do CMDCA, Ana Cristina Fonseca Ornellas, a presença da comunidade é de extrema importância. “É como uma eleição governamental, é preciso que a população vá e vote. São 23 candidatos e cada eleitor vota em apenas um pelo seu número de inscrição. Serão eleitos 10 Conselheiros, 5 titulares e 5 suplentes, que terão mandatos de quatro anos.”. Os interessados poderão acompanhar a apuração no próprio Ginásio de Esportes a partir das 17 horas.