Ocorreu na manhã desta quarta-feira (1º/10), a abertura oficial do 18º Fórum Municipal do Idoso, ação que conta com a organização da administração municipal, através da Coordenadoria Municipal do Idoso, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso e da Delegacia de Polícia de Proteção do Idoso, no Teatro Municipal ‘Paulo Roberto Lisbôa”, no Centro Cultural Matarazzo, trazendo como tema os “11 anos do Estatuto do Idoso”.

O evento atraiu cerca de 500 pessoas entre cidadãos prudentinos e das cidades da região como Caiabu, Dracena, Presidente Bernardes, Santo Anastácio e Álvares Machado.

A Banda Regimental de Música do 18º Batalhão da Polícia Militar fez apresentação musical antes da abertura oficial do evento.

Compuseram a mesa principal o chefe de gabinete, Feiz Abbud, representando a secretária de Assistência Social, Regina Penati e o Fundo Social de Solidariedade, Kátia Guímaro, a secretária municipal de Esporte, Maria Cristina Borges Madeiral, a Tute, a Delegada Seccional, Ieda Maria Cavalli Filgueiras, o presidente da Câmara Municipal, vereador Valmir da Silva Pinto, representando a delegacia do Idoso, a srª Elisabeth Soares e a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Auxiliadora Martins Mendonça.

O coordenador municipal do Idoso, João Gualberto, iniciou as falas afirmando que o dia 1º de outubro é especial e merece ser comemorado. “O dia do idoso não é só hoje. Não esperava essa grande quantidade de pessoas aqui, me sinto feliz por hoje. O Fórum é uma política pública que está se estruturando e a administração está se empenhando em atender com qualidade a população idosa que vem aumentando”.

Por sua vez, o chefe de Gabinete lembrou que Prudente é a 8ª melhor cidade do Brasil para se viver após a aposentadoria. “A Coordenadoria do Idoso foi criada nessa administração, juntamente com as da Pessoa com Deficiência e Juventude com a ideia do prefeito de uma cidade participativa, o que favorece a suprir as necessidades e o atendimento à esses públicos”, pontua.

Depois das falas, ocorreu ainda a apresentação de Dança do Ventre com o grupo de terceira idade da professora Shaia Zurah.

A palestra da manhã ficou a cargo da doutora Lúcia Thomé Reinert, defensora pública do Estado de São Paulo, com considerações sobre o ‘Guia Prático de Direitos da Pessoa Idosa’ e os ‘11 anos do Estatuto do Idoso’.

Na programação, ainda ocorreu o alongamento com profissionais do Sest/Senat, sorteio de brindes, vídeo sobre a terceira idade e apresentação do Maestro Luizão.

Para encerrar o evento, logo mais às 15h ocorre a apresentação artística patrocinada pelo Sesc Thermas do Grupo de Seresteiros – Caiu na rede é Caymmi.