O Governo, através da Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Público (Semav) e da Edson Marchioro Arquitetura, Urbanismo e Engenhearia S/S, empresa vencedora de licitação, apresentou, em audiência pública realizada nesta quarta-feira (17/12), na Câmara Municipal, o Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Presidente Prudente. O ato contou com a presença da imprensa, bem como de secretários, vereadores e demais autoridades municipais.

“Estamos recebendo o Plano de Mobilidade para Prudente. A partir dos estudos e as soluções apresentadas, o Poder Público fará as análises de cada setor e alguns deles talvez já tenhamos feito as mudanças, uma vez que esse trabalho vem sendo desenvolvido ao longo do ano. Já em outros apontamentos teremos que analisar conforme a realidade da cidade”, destaca Oswaldo de Oliveira Bosquet, secretário da Semav.

Ele diz ainda que, após os estudos dos apontamentos apresentados, o Governo de Prudente fará o desenvolvimento do Plano de Mobilidade de maneira paulatina, ou seja, gradualmente. “Não há como o Poder Público aplicar todas as soluções apresentadas. O principal é que o município está cumprindo o que estabelece a Lei 12.587, que determina que até abril de 2015 o Plano de Mobilidade esteja pronto. Prudente está apresentando o mesmo à população com todo desenvolvimento e soluções para que possamos aplicar na prática”, ressalta.

Sobre a aplicação do mesmo, Bosquet é categórico ao afirmar que as soluções apresentadas serão transformadas em projetos e que os aprovados para serem executados demandarão de processo licitatório bem como de busca por recursos, seja na Esfera Federal quanto na Estadual.

O arquiteto e urbanista Edson Marchioro, diretor da empresa, também falou sobre a Lei 12.587. Segundo ele, os municípios com mais de 20 mil habitantes que não tiverem o Plano de Mobilidade Urbana até abril de 2015 não terão acesso a nenhum recurso do Ministério das Cidades em relação a mobilidade urbana.

Sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Prudente, Marchioro diz que a cidade está se planejando e que outros planejamentos ainda serão apresentados, como, por exemplo, o Plano Diretor e a Reestruturação do Transporte Coletivo. Este último, será apresentado à população nesta quinta-feira (18), a partir das 15h, na Câmara.

“É uma série de ações para planejar e não mais atuar pelo faro ou palpite, pois todos têm palpite sobre as coisas. Fizemos um trabalho cientifico, uma matriz de deslocamento. Fizemos contagem em 38 intercessões e essas 38 viram 64. Nelas fizemos contagem de qual bicicleta seguia o caminho reto, qual carro virou à esquerda, qual caminhão foi reto, qual pegou a pior hora do dia, enfim. Desse estudo projetamos como ficará a situação em cinco, 10 e 15 anos caso não haja ação nenhuma por parte do Governo”, informa Marchioro.

O diretor da empresa diz também que os cruzamentos foram classificados em verde, amarelo e vermelho. Pela sequência das cores, ele explicou que a primeira representa que a pista está longe de atingir 1.900 veículos em sua “pior hora do dia”, a segunda é que ela está próxima deste número e a terceira é que ela atinge o montante em algum horário do dia.

A classificação por cores e número, conforme Marchioro, se deu em razão de uma pista suportar até 1.900 veículos “em sua pior hora do dia”. “A partir da classificação, começa a tratar a cidade como organismo vivo. Como é o corpo humano em que cada órgão tem uma função, na cidade cada intercessão tem uma função. Então começa a atuar preventivamente, o que é muito mais barato. 95% das ações propostas são simples, não há nada de construir viaduto, túnel, passarela, nada que precise de muito dinheiro, pois não seria uma atitude inteligente. Investir muito recurso para uma hora do dia, sendo que o dia tem 24 horas, não é uma atitude inteligente. Tem que organizar, pois a razão do caos é o incentivo ao transporte individual. O Plano de Mobilidade é organizar a circulação de pedestres, mercadorias e dos diferentes modais do espaço urbano”, conclui.