A escola é um dos ambientes sociais de excelência na formação e humanização dos educandos como leitores e escritores. Partindo desse princípio, na programação de hoje do 5º Salão do Livro duas escolas municipais estarão fazendo lançamento de títulos escritos pelos próprios alunos.

A partir das 15h30 na Galeria Takeo Sawada, alunos do 2º ano, ciclo I, do Ensino Fundamental da E.M. “Cel. José Soares Marcondes”, do Bairro do Bosque estarão lançando e autografando o livro “Um sonho em poemas”.

De acordo com a professora responsável pela turma, criadora do projeto e organizadora do livro Elisabete Mota de Oliveira, trata-se da culminância do trabalho pedagógico com poemas: textos literários do gênero textual poesia.

“Neste contexto é defendida a idéia de que a alfabetização literária, ou seja, o ensino de literatura com uma prática mais significativa, deve e pode acontecer desde as séries iniciais.

Assim os pequenos escritores tiveram a oportunidade de ouvir e realizar leituras de textos poéticos, discutir sobre seus elementos constitutivos, produzir poemas, ilustrar os seus textos e criar um título para a obra”, explica.

A professora complementa dizendo que o objetivo é que o trabalho venha contribuir com o capital cultural da comunidade escolar e sociedade e também às práticas pedagógicas em escolas brasileiras.

Segundo livro

Ainda na programação do Salão do Livro de hoje, a partir das 19 horas no Auditório Sebastião Jorge Chammé, alunos do 4° e 5° anos da Escola Municipal João Franco de Godoy, do Programa de Educação Integral Cidadescola farão o lançamento de um livro de contos.