Nesta terça-feira (20/05), empresários, donos de empresas do comércio e representantes de associações, sindicatos e da classe artística estiveram reunidos no Centro Cultural Matarazzo para participar do ‘Encontro de esclarecimentos sobre o Vale Cultura’, ministrado pelo chefe da representação regional do Ministério da Cultura, Valério da Costa Bemfica.

Conforme explica a professora da Secretaria Municipal de Cultura, Érica Viana Fernandes, Bemfica apresentou o programa do Governo Federal, bem como ressaltou a importância do mesmo em cenário nacional. “O Vale Cultura estimulará a economia criativa, movimentará este mercado e as pessoas que ganham até cinco salários mínimos poderão ter um cartão no valor de R$ 50 que dará acesso aos bens culturais”, pontua.

De acordo com ela, o valor poderá ser gasto com cinema, para custeio de cursos de música e dança, aquisição de cd, livros, entre outros. Ela diz também que o valor é acumulativo e o mesmo pode ser usado para compra de instrumento. “O benefício poderá ser solicitado por pessoas que trabalham em empresas constituídas. O mesmo deverá ser solicitado pelo empreendimento e ele oferecerá ao trabalhador, como oferece o Vale Refeição, Vale Transporte, entre outros. Além disso, a empresa que oferecer o Vale Cultura terá um incentivo fiscal”, informa.

O produtor cultural da pasta, Denílson Biguete, avalia o benefício como ótimo. Segundo ele, o mesmo possibilitará a injeção de um grande capital na cultura. “Mas isso só é possível se houver adesão dos empresários. Programa amplo que só trará benefícios, ninguém perde. Ele democratiza, coloca na mão do trabalhador a decisão pelo que ele vai assistir ou comprar dentro da lista que o governo disponibiliza. Algo inovador. É um volume de recurso muito grande, que vai alavancar a produção e inserir mais artistas e produtores no mercado”, frisa.

Érica explica ainda que as empresas que tiverem interesse em requerer o Vale Cultura podem se cadastrar no site do Ministério da Cultura, no link: http://www.cultura.gov.br/valecultura. “A Secretaria Municipal de Cultura servirá para ajudar as empresas, bem como para divulgar a ideia e assessorar no sentido da informação. O contato é direto com o MinC”, salienta.