No dia 24 deste mês, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente (Sedepp) realiza a primeira edição da ‘Feira da Lua’. Será a partir das 19h no Jardim Alto da Boa Vista. Segundo informações da pasta, no local serão comercializados todos produtos pertencentes ao hortifrutigranjeiro. “Pretendemos colocar também algo como pastel, espetinho, porque pessoas que vão à feira gostam muito disso, e tem outros detalhes em fase de evolução. Tenho certeza que será uma feira diferenciada, com produtos da melhor qualidade e que vai ajudar muito o produtor rural e agradará a população. Acredito que será solicitada por muitos locais”, informa Aristeu Penalva, titular da Sedepp.

Em relação a Feira da Lua ser realizada em outros locais, ele diz que há previsão de uma vez por mês ela ser promovida no Jardim Jequitibás e, futuramente, em outros dois bairros de Prudente. “Assim, ela ficaria uma vez por semana, mas itinerante, passando uma vez por mês em cada logradouro”, frisa.

Penalva conta que a Feira da Lua vem contribuir para que o produtor coloque seu produto a venda direta para o consumidor final. “Será uma feira realmente diferenciada, com produtos colhidos no dia, frescos, preços acessíveis. Recentemente colocamos diretamente em contato os produtores rurais com todo comércio de Prudente, mercearia, restaurantes, mercados, para que esses produtos que são produzidos em Prudente sejam distribuídos no município mesmo e não tenham a necessidade de ir até o Ceasa em São Paulo e depois voltarem para cá, que é uma prática comum. Estamos de fato fazendo um link direto entre o produtor e o consumidor, para que melhoremos o fluxo de negócios entre ambos fomentando o comércio local”, destaca.

Feira da Lua – De acordo com Penalva é um projeto que envolve parceria entre a Sedepp, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae), Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), bem como Associação dos Produtores Rurais e Associação de Moradores do bairro. “Envolve principalmente a agricultura familiar. Prudente tem 1.600 propriedades rurais, fora algumas propriedades que são próximas, e todo esse pessoal que produz tinha necessidade de um contato direto com o consumidor final”, encerra.