Os acadêmicos de enfermagem da Faculdade de Presidente Prudente (Fapepe), mantida pelo Grupo Uniesp (União das Instituições de Ensino de São Paulo), juntamente com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Guanabara, promoveram, nesta sexta feira (24/04), uma palestra sobre hipertensão arterial e diabetes mellitus aos pacientes hipertensos e diabéticos acompanhados na unidade. Após a palestra, foi servido café da manhã com alimentos saudáveis e realizado um sorteio de brindes arrecadados entre os estudantes.

A docente e enfermeira supervisora dos acadêmicos, Raquel Oliveira Martins, acredita ser de fundamental importância o acompanhamento e orientação diária. “Esses pacientes sempre vem à UBS e, na maioria das vezes, não possuem tempo de ter essas orientações. É importante sabermos como é o hábito alimentar em suas residências e por isso devem ser orientados de forma contínua”, ressalta.

Para Raquel, os alunos também aprendem muito desenvolvendo essas ações. “Para os acadêmicos é importante em sua vida profissional para sempre estarem atentos, não só a essas doenças, mas também em outras patologias crônicas. Em todas as áreas que forem atuar sempre haverá pacientes diabéticos e hipertensos e é fundamental para fazerem esse acompanhamento e essas palestras”, complementa.

O paciente Alcione Olívio Lopes, atendido na unidade, aprovou a iniciativa dos estudantes. “Toda informação é importante, porque na área da saúde sabemos que existe uma atualização contínua de conhecimento e tudo o que puder agregar é válido”, avalia.

A enfermeira assistencial da unidade, Danielle Borsari, destaca a importância das palestras que atuam na prevenção das doenças e na promoção da saúde, além de estreitar o vínculo com o paciente. “Sabemos a importância dos grupos de acompanhamento de hipertensos e diabéticos. A unidade tem a função de acompanhar esses pacientes todo mês, através dos controles de glicemia e pressão arterial. Os grupos, além de fortalecer o vínculo com esses pacientes, são importantes para realizarmos um acompanhamento melhor de orientação sobre as doenças, formas de prevenção e promoção a saúde”, conclui, elogiando o trabalho desenvolvido pelos alunos.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação