Durante encontro, órgão confirmou mais um caso positivo de dengue em Prudente

A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) realizou, na tarde desta quarta-feira (19/11), uma reunião com os presidentes das Associações de Moradores de Presidente Prudente. Durante o encontro, o órgão confirmou um novo caso positivo de dengue no município, no bairro Cambuci. Somado aos já divulgados, a cidade contabiliza agora 202 registros. Segundo informou a educadora de saúde da VEM, Elaine Bertacco, outros 18 exames aguardam resultado, 84 já catalogaram casos e existem ainda 1.315 notificações.

Sobre a reunião, Elaine diz que a mesma faz parte da Semana Estadual em Combate a Dengue e o Chikungunya. “Convidamos os presidentes de bairro para discutirmos ações. Passamos nossas ideias e os problemas vistos pela VEM e eles também puderam expor os problemas que veem nos bairros. Mostramos o Lira [Levantamento do Índice Rápido de Infestação], cuja situação é preocupante. Passamos quais serão as ações que vamos abordar nessa Semana Estadual que, na verdade, seguirá até dezembro”, expõe.

Em relação as ações, a educadora de saúde reforça que serão realizados mutirões, intensificação com kits educativos, cursos direcionados as donas de casa que têm plantas em sua residência, sobre quais cuidados devem ter para que o vaso não acumule água e deixe a situação propícia para proliferação do mosquito, ação direcionada a construções civis, emntre outras.

“A ação nas construções deve ter início já na próxima semana. Além disso, confeccionamos faixas para os bairros, pois agora como apareceu o outro tipo de vírus, o ckikungunya, é importante que a população fique atenta. Se falamos de dengue em Prudente desde 1982, o chikungunya chegou agora, então é outra preocupação. O verão chegando, um novo vírus, então a situação é preocupante. Enquanto morador temos que fazer nossa lição de casa, pois o mosquito que transmite o vírus é o mesmo, o Aedes. Agora é hora de agir!”, conclui.