No segundo dia de compromissos na capital federal Brasília, o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB), o vice-prefeito Marcos Vinha (PT), e o assessor para Assuntos Especiais, Reinaldo Ruas, iniciaram a quarta-feira (07/11) com uma reunião importante. Foi na sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que presta assistência financeira e técnica, e executa ações visando garantir qualidade no ensino. Lá, as autoridades prudentinas foram recepcionadas pelo coordenador do FNDE, José Maria Rocha, pela chefe de Gabinete da presidência da autarquia, Adriana Pimentel Muller, e pelo coordenador geral de Infraestrutura Educacional, Tiago Lippold Radünz. A boa notícia é que junto ao órgão, eles conseguiram liberação de recursos na ordem de R$ 463 mil que serão empregados no Programa de Apoio à Creche.

“Tem sido uma viagem muito produtiva. Desde ontem temos percorrido gabinetes de deputados que representam a bancada paulista aqui no Congresso Nacional. Passamos também por alguns ministérios para tratativas. Já hoje fomos surpreendidos com a liberação dessa verba e estamos buscando várias outras. Enfim, tudo com o objetivo de melhorar o atendimento às nossas crianças e captar mais recursos para os exercícios 2013 e 2014”, resumiu, por telefone, o vice-prefeito.

Ainda no FNDE, questões burocráticas referentes às duas unidades de ensino infantil construídas por meio do programa ProInfância/PAC 2 também foram discutidas. De acordo com Ruas, ambas já foram licitadas e inclusive já são executadas em Prudente pela Construtora Tucano’s. Juntas, elas estão orçadas em mais de R$ 3,3 milhões. Uma é erguida no Residencial Itapuã pelo valor de R$ 1.675.128,50, dos quais R$ 455.335,04 provenientes de recursos municipais. Pelo contrato, o prazo de execução é de oito meses a partir do início da obra. A outra contemplará moradores do Residencial Monte Carlo, próximo ao Conjunto Habitacional Ana Jacinta. A obra tem o mesmo prazo e valor, mas receberá R$ 453.934,00 de contrapartida municipal.

O objetivo da administração municipal com as construções é suprir a demanda reprimida existente na cidade. Ainda considerando a área da educação, o assessor para Assuntos Especiais da Prefeitura conta que questões relacionadas a transportes de alunos da zona rural também nortearam a reunião. “Pedimos o apoio necessário ao Governo Federal para que possamos continuar atendendo a população da zona rural através do transporte escolar municipal. Também solicitamos ajuda no que diz respeito à aquisição de veículos adaptados que permitam o conforto e a segurança das crianças com necessidades especiais”, argumentou, acrescentando que essa proposta já havia sido protocolada pelo município à esfera federal.

Por fim, a possibilidade do FNDE liberar recursos para cobertura de quadras esportivas em algumas escolas municipais também foi pleiteada pelo Executivo prudentino, objetivando a otimização e um melhor aproveitamento desses espaços pelas crianças, inclusive em situações de intempéries. “Agora [de manhã] estamos no Anexo 3 da Câmara dos Deputados, visitando gabinetes na busca por recursos. À tarde, o prefeito e o vice estarão na Casa Civil onde se reúnem com a assessoria da Presidência da República, para tratar de convênios em andamento e de assuntos pertinentes ao PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]”, encerra.