Logo nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (02/10), teve início o XV Encontro Ibero-americano de Cidades Digitais, em Málaga, na Espanha. Representando o Governo de Presidente Prudente, o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ e o chefe da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec), Rogério Alessi, já visitaram diversos estandes de empresas especializadas em soluções tecnológicas para gestão de serviços públicos.

De acordo com Alessi, o destaque ficou para as ações ligadas a economia energética, como medidores de energia eletrônicos e controle na distribuição e do consumo e perda de energia, além do uso intensivo de fontes renováveis de energia e de materiais mais econômicos e inteligentes, “como iluminação pública de led com redução na luminosidade durante a madrugada quando não há movimento nas ruas”.

Segundo o secretário, durante a passagem pelo Encontro Ibero-americano, o chefe do Executivo pôde conferir sistemas de logística de transporte urbano e algumas inovações em sinalização de trânsito, centrais semafóricas e de atendimento a emergências e urgências. “Outros temas como aproveitamento da biomassa, ruídos urbanos, construções públicas eficientes, distritos tecnológicos e internet nos equipamentos públicos também têm tido grande visibilidade no evento”, pontua Alessi.

“Temos especial interesse no uso da tecnologia como meio para uma administração mais eficiente e próxima do cidadão. Vamos levar boas ideias que poderiam ser aplicadas em nossa cidade com os devidos ajustes. Este é um trabalho que estamos iniciando e que exige compromisso de toda a próxima geração de administradores”, destaca Tupã.

O chefe do Executivo diz ainda que os contatos também serviram para inserir Prudente no mapa de tecnologia mundial. “Temos muita coisa boa em operação no sentido tecnológico e também queremos dar nossa contribuição, além de divulgar nossa cidade para que futuras empresas se interessem”, conclui.

Vale lembrar que o XV Encontro Ibero-americano de Cidades Digitais segue até esta sexta-feira (3). No segundo e último dia do evento, o prefeito, bem como o secretário da Setec, devem se reunir com o prefeito de Málaga, Francisco de La Torre Prados.