Cada sala será responsável por cultivar sementes em um canteiro e desenvolver trabalho coletivo com as famílias

“O começo de um sonho foi realizado hoje”. Desta forma, Sirlei Aparecida Oliveira, diretora da Escola Municipal Odette Duarte da Costa, no Jardim Morada do Sol, inaugurou a Horta Escolar, na manhã desta quarta-feira (13/10).

O tecnólogo em agricultura, Régis Eder Neu, da ONG (Organização Não Governamental) ‘Cidade sem Fome’, parceira da iniciativa, esteve na escola para explicar aos alunos como é o processo de plantio e manutenção. Durante a explicação, a primeira turma a, literalmente, colocar a “mão na massa” foi o 4° A, que plantou alface crespa.

Segundo a titular da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Ondina Barbosa Gerbasi, as crianças estão “conhecendo a planta” desde a germinação. “O profissional da ONG ‘Cidade sem Fome’ mostrou como a raiz tira o alimento do sol, além de outros conhecimentos, para que a criança possa amar esse trabalho”, afirmou.

O promotor da Vara de Infância e Juventude, Luiz Antônio Miguel Ferreira, também presente na inauguração, disse que a ideia é fazer com que os estudantes comecem a ter a “consciência de consumir alimentos nutritivos”.

Para Ferreira, quando a criança vê a possibilidade de cultivar seu próprio alimento, mais saudável e nutritivo, ela pode “mudar a mentalidade e ter hábitos mais saudáveis”.

Já a aluna do 4° A, Maria Fernanda de Jesus, 10 anos, que foi uma das crianças a plantar alface crespa, disse ter gostado da horta. “Achei muito legal, aprendi agora como plantar as mudas e vou continuar ajudando”.

Parceria – Para a realização da parceria entre a escola e ONGs, a equipe da Odette Duarte da Costa, além da ‘Cidade sem Fome’, buscou parceria com a ONG ‘Moradia e Cidadania’, formada pelos funcionários da Caixa Econômica Federal. Por meio do contato com a assistente social Camila Frazatti Rodrigues, foi possível arrecadar recursos financeiros.

Em seguida, a ONG ‘Cidade sem Fome’ foi apresentada para a diretora Sirlei, e assim “nasceu uma grande parceria”. Agora, cada sala de aula será responsável por um canteiro, onde irão cultivar as sementes e desenvolver um trabalho coletivo com as famílias.

Vale lembrar que a Odette Duarte da Costa atende crianças do berçário até o 5° ano do ensino fundamental. Com a Horta Escolar, a unidade conta agora com três espaços para o cultivo de legumes, verduras e temperos. (Por João Victor Guirado)