Em várias partes de Presidente Prudente, o Dia das Crianças, lembrado nessa segunda-feira (12/10), foi comemorado com diferentes atividades recreativas. Muitas foram realizadas até mesmo antes do dia exato. Mas muito se engana quem pensa que os pequenos que residem no Conjunto Habitacional Jardim Humberto Salvador apenas brincaram para marcar a data. É que no domingo (11), a Estratégia de Saúde da Família (ESF) local realizou o Mutirão ‘Saúde da Criança’.

Desta forma, além de se divertirem com brincadeiras bem como desfrutarem da distribuição gratuita de pipoca, bexigas e kits de pintura, 120 meninos e meninas entre 2 e 11 anos, que residem na abrangência de atendimento da ESF, passaram por avaliações odontológica e antropométrica, tratamentos para pediculose (piolho) e verminose, além de verificação da carteira vacinal, solicitação de exames laboratoriais e encaminhamentos para especialidades.

“Para nós, profissionais da área, poder atuar na saúde da criança, é muito gratificante”, pontua Patrícia Gonçalves, gerente da ESF do Humberto Salvador. Ela diz ainda que desde a criação do modelo ESF, a Secretaria de Saúde estrutura os profissionais para prevenção, promoção e recuperação da saúde dos indivíduos em todas as fases da vida, “entre elas a infância, que se caracteriza como um período que mais merece atenção”.

Segundo Patrícia, a infância é o período que mais necessita de atenção pelo fato de diversas potencialidades humanas acontecerem, como transformações no organismo. “Ou seja, isso requer cuidados específicos, visando a promoção do seu bem estar físico, além da prevenção de problemas que possam interferir no desenvolvimento. Neste intuito, realizamos o evento para atingir as crianças que não comparecem na unidade pelo motivo dos pais trabalharem no mesmo horário de atendimento da ESF”, conclui.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação