A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) confirma, nesta quarta-feira (02/09), mais 25 casos de dengue em Presidente Prudente. Com isso, o número de catalogações sobe para 2.440. Segundo dados do órgão, 25 exames aguardam resultados e há ainda outras 4.884 notificações, o que pode fazer os registros positivos aumentarem consideravelmente.

De acordo com a educadora de Saúde da VEM, Elaine Bertacco, além das ações de rotina, que são intensificadas, a Epidemiológica promove outras atividades de combate ao Aedes Aegypti, vetor da dengue, como trabalho educativo sobre pratos e vasos de planta; e limpeza dos bueiros em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp), e trabalho educativo com a população.

Além dos já citados, ele conta que há também intensificação com as imobiliárias em relação a casas de aluguel e a venda que estão fechadas, inclusive será marcada uma reunião com representantes de todas as imobiliárias de Prudente; bem como trabalho educativo com envio de ofícios com orientações de como proceder com ralos e caixas de contenção de chuva em edifícios.

Embora a VEM intensifique o trabalho de rotina e as demais ações, é válido afirmar que a dengue é um problema de todos, e não só do poder público. Por isso, as autoridades de saúde do município pedem que os munícipes se atentem a problemática e não deixem de agir frente ao combate do mosquito.

Mortes – Quando as autoridades de saúde pedem ajuda da população, é visando o bem da mesma, uma vez que a doença é perigosa. Prova disso é que, somente neste ano, quatro pessoas morreram com dengue em Prudente. Os óbitos foram registrados em duas pessoas com mais de 80 anos e outras com 60 e 43.

Com essas quatro mortes, Prudente contabiliza sete vítimas fatais pela doença. A primeira foi registrada em 2006, em um senhor de 65 anos, a segunda em 2013, em uma senhora de 70 anos, e a terceira em 2014, em uma munícipe de 46 anos.