A Câmara Municipal de Presidente Prudente foi cenário da segunda noite de audiências públicas do Plano Municipal de Educação (PME) nesta quarta-feira (27/05). O plano é um conjunto de reflexões, intenções e de ações que respondem a demandas reais da educação no município, centradas em estratégias de curto, médio e longo prazo.

Para a secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi é importante que as audiências sejam públicas, pois a construção do PME deve ser debatido amplamente com a sociedade principalmente porque se trata dos destinos da educação de Presidente Prudente pelos próximos 10 anos. “É um programa do Estado, ele vai ser institucionalizado, ou seja, será transformado em lei a qual nós deveremos cumprir. Sendo assim, é muito sério e tem que acontecer com muita participação pública”.

Dentre os presentes estavam o vereador Valmir da Silva Pinto, que destacou os três motivos pelos quais as audiências são públicas. A primeira razão segundo ele é para que seja cumprido um dispositivo da lei. Em segundo lugar é fundamental a participação daqueles que entendem e conheçam para poder promover no âmbito do município a melhor educação possível e a terceira é porque prevê a legislação, ou seja, cabe ao município cumprir e ter uma meta.

Sendo assim, é fundamental a participação popular. “A expectativa é de que possamos sim alcançar as metas mínimas estabelecidas pela lei, atender as necessidades que o estudante e o educador do nosso município necessita e possamos efetivamente cumpri-las todas no decorrer dos anos”, afirmou o vereador. Participaram ainda integrantes da equipe técnica da Seduc e os vereadores Ivan Júnior Lima Barbosa e José Geraldo de Souza, o Geraldo da Padaria.

Foram discutidas as metas 2, 5 e 6, que respectivamente falam sobre o ensino fundamental, a alfabetização e a educação integral. Durante a audiência pública foram apresentadas as metas e o documento base que foi elaborado pela equipe técnica. As pessoas presentes puderam solicitar explicações sobre alguma meta e fazer sugestões por escrito, que posteriormente serão vistas e se coerentes poderão ser reaproveitadas e as estratégias ou a própria meta ser reescrita. (Colaboração Annelisa Nunes)