Terminou nesse fim de semana, em Itapetininga, a Fase Final Estadual dos 31º Jogos Abertos da Juventude, destinada a atletas até 19 anos. E Presidente Prudente tem motivos para comemorar, pois ao longo das 31 edições realizadas, a delegação prudentina terminou a participação na competição na oitava posição, com 57 pontos, e entra para a história com a melhor campanha na competição.

Durante os Jogos, os prudentinos ficaram atrás apenas de São José dos Campos, que contabilizou 194 pontos; de Campinas, com 100; São José do Rio Preto, com 97,5; Franca, 86; Sorocaba, com 84,5; São Paulo, com 70; e Santos, com 64,5. Além da ótima colocação, destaque para algumas modalidades, como os títulos das equipes masculinas de futebol, natação e atletismo, além do segundo lugar na categoria feminina de natação, terceiro no voleibol, quarta posição na ginástica artística, até 14 anos, e quinto lugar no naipe masculino pelo handebol.

A titular da Secretaria Municipal de Esporte (Semepp), Maria Cristina Borges Madeiral Netto, a Tute, comemora a participação da delegação prudentina nos Joguinhos. “Estamos felizes por esta participação, depois de seis anos a frente da Semepp, colher os frutos em uma competição de grande importância e magnitude é recompensador. Terminar a participação entre as oito melhores, ficando atrás das grandes forças esportivas do estado, nos dá certeza que estamos no caminho certo”, comemora.

Tute diz ainda, que a política adotada pelo prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ determina que seja trabalhada a formação de base. “Assim fomos detectando o surgimento de talentos que hoje nos representa em várias competições federadas. Além disso, conseguimos encaminhar vários atletas que já foram para Jogos Pan-Americanos, campeonatos Sul-Americanos e Jogos da Juventude em várias modalidades, entre elas atletismo e karatê. É um trabalho árduo trazer o jovem para a prática esportiva e fazer com eles entendam que o mundo do esporte é mais saudável, mas estamos conseguindo. Por isso estou muito feliz por esses resultados e só tenho que parabenizar os atletas pelas conquistas. Nós percebemos que houve uma evolução nos resultados. Os nossos professores estão de parabéns pelo trabalho árduo realizado em prol da Semepp”, enaltece. (por Marcos Chicalé)