O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) confirma, nesta sexta-feira (24/04), mais cinco casos de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) em Presidente Prudente. Desta vez, a doença acometeu animais dos residenciais Francisco Belo Galindo e São Paulo, bem como da Vila Verinha e dos jardins Cobral e Vale do Sol.

Com os novos casos, Prudente contabiliza agora 36 registros da doença, sendo dois importados, vindos de outros municípios, e 34 autóctones, ou seja, contraídos na cidade.

De acordo com o médico veterinário responsável pelo CCZ, Célio Nereu Soares, dos casos divulgados hoje, todos os cães foram entregues ao órgão para eutanásia. Segundo ele, todo trabalho de orientação em relação a doença já havia sido feito nos cinco logradouros.

Soares conta que a melhor maneira de evitar a leishmaniose canina é manter sempre o quintal da residência limpo, sem acúmulo de material em decomposição, como resto de vegetação, frutos e até mesmo fezes de animais. “São estes locais mais propícios para depósito dos ovos do mosquito Palha, que transmite a doença tanto para animais quanto para humanos. Se realizarmos o controle do mosquito, iremos também controlar a patologia e a transmissão da mesma, evitando que ela acometa outros cães e munícipes”, conclui.