Com organização do Conselho Municipal de Igualdade Racial (Comir) de Presidente Prudente, apoio do Governo Municipal e da Diretoria de Ensino, foi realizado na manhã nesta quinta-feira (20/11) no Centro Cultural Matarazzo, o 1º Diálogo Étnico Racial Juvenil com o tema ‘Africanidade e Afro-descendência’.

Alunos das escolas estaduais Clotilde Veiga de Barros, Miguel Omar Barreto e Humberto Salvador participaram do evento que marca o Dia da Consciência Negra em Prudente.

“A importância desta temática para esses jovens é fortalecer e fomentar com informações os movimentos estudantis para refletirem sobre essa data”, informa o presidente do órgão, Anderson Silva.

De acordo com Silva, os jovens participam ativamente da programação com apresentações de projetos integrados com a temática. Ainda conforme ele, o evento traz apresentações culturais com participação de escolas de samba prudentinas, intervenções teatrais, dança de rua, capoeira, músicas afro e exposição e painéis.

Estiveram presentes no evento, a secretária municipal de Assistência Social, Regina Helena Penatti, o vereador José Carlos Roberto, o Café, o coordenador da juventude, Juliano Borges.

“ Esse evento organizado pelo Comir, com apoio do Governo Municipal, busca fortalecer o dia da Consciência Negra. É entendimento do prefeito que ampliar a consciência sobre a questão do negro e de toda a sua importância na história brasileira faz parte desse desejo de construir uma cidade melhor e igualitária, então o evento se insere nesse escopo de pensar uma cidade melhor para todos”.