Foi realizada na noite de ontem (17/11) no Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação (Ceforppe), a cerimônia de encerramento do Programa Socioeducativo “O Imparcial na Escola”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Presidente Prudente em parceria com o jornal O Imparcial.

O evento contou com a presença de mais de 200 pessoas entre autoridades, empresários, professores, pais de alunos e crianças.O chefe de gabinete, Feiz Abbud representou o prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã”.

A apresentação cultural ficou por conta dos alunos do Programa Cidadescola, da Escola Municipal Deputado Carlos Castilho Cabral. Sob a orientação da professora Kathleen Mendes de Aragão, as alunas da oficina de ballet fizeram apresentação da música “Pela luz dos olhos teus”.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Seduc, Cíntia Mendes, o projeto em parceria teve início em 2010 e vem sendo realizado anualmente.

“No primeiro semestre de 2014, finalizamos o processo de formação com os professores, das 31 escolas de ensino fundamental, e no segundo semestre foi organizado um relatório com todas as atividades, realizadas nas escolas, com publicações no periódico às terças e Foi feita a entrega de premiação aos vencedores do segundo concurso de desenho “O Imparcial na Escola”, que teve como tema “Cidadania , um dever de todos”.

Os vencedores foram escolhidos por uma comissão composta por representante da Seduc, do Jornal O Imparcial e dos patrocinadores: ArtGesso São Francisco e Cultura Inglesa , sendo eleitos 6 finalistas, conforme regulamento.

Ao total, participaram do concurso mais de quatro mil crianças. Acompanhados de seus professores, os seis vencedores receberam certificados e prêmios. Todos os seis melhores desenhos receberam um kit de desenho da ArtGesso São Francisco e uma bolsa semestral no curso regular de inglês da Cultura Inglesa. Os outros 42 autores dos melhores desenhos da rede municipal receberam um certificado e um mimo.

A secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, destacou que o tema fez com que as produções dos alunos tornaram-se verdadeira aula de cidadania. “ Foi a culminância de um projeto que começou no início do ano letivo. Nessa noite estão presentes a escola, a família e a comunidade, representada pelos empresários presentes, o que se constitui no tripé para a realização do processo de aprendizagem. Esse é um projeto que terá continuidade por motivar as crianças na leitura e na escrita. O tema trouxe à tona o resgate de valores como honestidade e solidariedade, tão importantes no relacionamento humano”, encerra.