59ª edição do evento marca também comemoração dos 20 anos da iniciativa; comemoração ocorreu na tarde desta quinta

Presidente Prudente sedia desde a manhã desta quinta-feira (16/10), e até esta sexta-feira (17), o 59º Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. A abertura oficial do evento, realizada na manhã de hoje no Teatro Municipal ‘Paulo Roberto Lisbôa’, no Centro Cultural Matarazzo, reuniu diversas autoridades municipais e estaduais.

Entre as autoridades presentes, compuseram a mesa o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, o secretário de Transporte de Guarulhos e presidente do Fórum, Atílio André Pereira, o presidente da Câmara, Valmir da Silva Pinto, o chefe da Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), Oswaldo Bosquet, bem como o presidente e o superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasielense Pires e Luiz Carlos Mantovani Néspoli, o Branco, respectivamente.

De acordo com o chefe do Executivo de Prudente, o fórum é um momento importante onde deve haver troca de ideias e projetos. “Hoje se fala muito em mobilidade urbana no Brasil. Assim, temos que trocar projetos que possam ser implantados em Prudente. Temos que trabalhar no sentido para que possamos oferecer alternativas à população, como abertura de novas vias, terminais urbanos, ciclovias, ferramentas para que o munícipe se sinta atraído para usar o transporte coletivo, usar uma bicicleta, entre outras”, pontua.

Ele disse ainda que neste mesmo sentido, após o período eleitoral, o Governo Municipal expedirá a ordem de serviços para início das obras do Programa de Mobilidade Urbana de Prudente. “Paralelo a este, faremos também a licitação do transporte coletivo, onde iremos ter a oportunidade de oferecer transporte público com qualidade aos prudentinos”, expõe.

Já o presidente do Fórum Paulista lembrou que no início deste ano houveram as manifestações em que a população clamava por mudanças. Entre elas, ele destaca que um dos requerimentos era sobre o transporte. “Acreditamos fielmente que a solução fundamental para isso é uma mobilidade melhor através do transporte coletivo, através de corredores de ônibus, faixas exclusivas, porque dessa forma retiramos os veículos das ruas e incentivamos as pessoas a andarem de ônibus. Como o usuário está cada vez mais exigente, vamos discutir uma solução que é a de ele poder ter em seu celular o horário que o ônibus passa. Isso é possível fazer em Prudente e em qualquer uma das cidades”, frisa.

Ao fazer uso da palavra, o presidente da Câmara também ressaltou que mobilidade urbana é um assunto extremamente importante e relevante e deu boas vindas aos representantes de mais de 40 municípios do Estado de São Paulo.

O superintendente da ANTP disse que os 20 anos de Fórum Paulista de Mobilidade Urbana demonstra a vitalidade e importância da reunião dos secretários. “Parabéns a Prudente por ser a anfitriã, sem uma anfitriã não haveria a reunião”, enalteceu.

O secretário da Semav lembra que esta é a primeira vez que um município do interior do Estado de São Paulo recebe o Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana e afirma ainda que Prudente foi privilegiada, já que a comemoração dos 20 anos do evento será na cidade.

“Com a iniciativa em Prudente, conseguimos fazer com que as cidades do entorno consigam participar, de modo com que essa troca de ideias chegue aos municípios do interior que muitas vezes não tem condições de participar deste Fórum na Região Metropolitana. Essa experiência vem para nossa região para corroborar naquilo que Prudente já vem desenvolvendo. Entre hoje e amanhã, vamos adquirir novos conhecimentos para ajudar os municípios a fazer com que o assunto seja difundido e discutido para que a vida das pessoas seja atingida”, conclui Bosquet.