Neste fim de semana prolongado, de sábado (10/10) a segunda-feira (12), Presidente Prudente sediará a 21ª edição do Enejunesp, o encontro dos empresários juniores da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Com o apoio da Prefeitura, o evento é organizado pelos empresários juniores da Unesp Campus de Prudente e o suporte do Núcleo Unesp, organização que representa as empresa juniores unespianas. Cerca de 450 universitários ficarão alojados no Projeto Aquarela, na Cidade da Criança. Já o conteúdo do evento será ministrado na Escola Técnica (Etec) ‘Professor Doutor Antônio Eufrásio de Toledo’ e no Centro Cultural Matarazzo. Inclusive, a abertura oficial será no sábado, às 19h, no Teatro Municipal ‘Paulo Roberto Lisbôa’.

O evento, que traz uma programação voltada ao empreendedorismo, gestão e inovação, terá como tema ‘Potencializando resultados: aprender para empreender’. Por meio de palestras, oficinas e minicursos, os universitários fortalecerão a própria visão para um lado mais empreendedor e questionador da sociedade. Abordando também o atual mercado de trabalho com a presença da Fundação Estudar, do Sesc (Serviço Social do Comércio) e muitos outros.

Todos os estudantes participantes do Enejunesp integram o Movimento Empresa Júnior, no qual são criadas associações civis sem fins lucrativos que buscam fomentar o crescimento pessoal e profissional do aluno. No Brasil, estima-se a presença de cerca de 8 mil empresários juniores. Estes são responsáveis pela contribuição de R$ 13 milhões no PIB (Produto Interno Bruto) Nacional através do auxílio, principalmente, do pequeno e médio empresário.

O foco do movimento não é o lucro, mas o aprendizado dos universitários, de modo que todo o dinheiro arrecadado é revertido em manutenções das sedes das empresas e na capacitação pessoal dos membros. Para manter essas empresas juniores regulamentadas e representá-las, foi fundado o Núcleo Unesp. Com nove anos de atuação, essa organização promove o crescimento do Movimento Empresa Júnior na Unesp e visa gerar união através da organização anual de diversos eventos. (Assessoria de Imprensa – Núcleo Unesp)