Os adolescentes que moram na área pertencente à Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Jardim São Pedro participaram, nesta quarta-feira (25/03), do Projeto de Artes idealizado pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf). Conforme explica o educador físico do órgão, que também está à frente da iniciativa, Alex Figueiras, a intenção é preencher o dia dos participantes com atividades cênicas de modo com que os mesmos não fiquem ociosos.

Além disto, Figueiras explica que o teatro, como base do projeto, promoverá o desenvolvimento de habilidades dos adolescentes como a desinibição, articulação de palavras e melhoras ao se expressar. “Ou seja, estamos preparando-os, desta forma, a ingressarem no sistema social de uma forma mais crítica e bem sucedida, tanto pessoal quanto profissional, contribuindo para um melhor equilíbrio de suas ações”, pontua.

Já a música, que também integra o ‘Projeto Artes’, tem a participação da fonoaudióloga do Nasf, Cely Chaves.

Segundo Figueiras, a coordenação da ESF relata que este projeto é a melhor estratégia para atrair os adolescentes, “fugindo dos métodos tradicionais de palestras Informativas, onde, geralmente, não há adesão”. “Com o projeto é possível, indiretamente, trabalhar temas como gravidez na adolescência, drogas e outros fatores prejudiciais ao desenvolvimento do adolescente”, garante.

Por fim, o educador físico informa que os adolescentes entre 13 e 17 anos que moram na área pertencente à ESF do Jardim São Pedro e têm interesse em participar do ‘Projeto Artes’, podem comparecer no dia da aula, que ocorre todas as quartas-feiras, às 14h, no Salão Paroquial do bairro.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação