O projeto Educação Cívica é retomado em Presidente Prudente pelo quinto ano consecutivo através da parceria entre a Prefeitura de Presidente Prudente por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Câmara de Vereadores e a Polícia Militar através da Banda Regimental do Centro de Policiamento do Interior-CPI-8.

O reinício da empreitada foi feito na manhã de hoje (23/02), em cerimônia na E.M José Carlos João, na Vila Formosa, que contou com a presença do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, da secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, do secretário municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública, Oswaldo Bosquet, do Coronel da PM, Francisco Batista Leopoldo Júnior, do Ten. Coronel da PM Saraiva, do Capitão da PM Torchi Duro, do Capitão da PM e dos vereadores Alcides Silgueiro e Jaílson do Nascimento.

Serão contempladas 31 Escolas da Rede Municipal de Educação com as ações que tem como objetivo o resgate e continuidade ao civismo e ao patriotismo, bem como promover As ações do projeto Educação Cívica serão desenvolvidas até o início do mês de setembro, visando o atendimento de mais de 13,5 mil alunos do 1ª ao 5ª ano do Ensino Fundamental, com orientações sobre os hinos oficiais, bem como o Hino do Município de Presidente Prudente, visando proporcionar a interação entre a Polícia Militar e a comunidade.

No ato, o prefeito Tupã agradeceu a parceria da Polícia, que contempla as crianças do município com orientações sobre civismo “É um projeto de suma importância, onde as crianças aprendem noções de civismo de forma voluntária”.

A chefe da pasta de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi também pontuou sobre a importância do programa. Segundo ela, os alunos entoam os hinos pátrios na escola e acabam ensinando também sua família em casa. O secretário Bosquet afirmou ser importante que as crianças cresçam com estímulo ao patriotismo, para que tenham mais dignidade na formação de seu caráter.

A coordenação do projeto Educação Cívica é do maestro da Banda Regimental de Música do CPI-8, o Subtenente, Inácio Bratifisch, que teve seu trabalho destacado na fala do coronel Leopoldo. “Expresso aqui a minha gratidão e respeito ao Bratifisch, idealizador desse projeto que é único em todo o Estado, sendo fundamental para que nossas crianças tenham uma formação cidadã”, ressaltou.

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Alcides Silgueiro afirmou ter estudado na unidade escolar e tem orgulho da mesma estar tão bem cuidada.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Vera Sônia Rodrigues dos Santos, os alunos recebem orientações sobre civismo também em sala de aula “O tema civismo é desenvolvido na escola o ano todo, para que se tornem cidadãos conscientes de seus direitos e deveres”, destaca.

Na oportunidade, foi confirmada a realização do Concurso de Desenho e Redação do Projeto Educação Cívica na Escola. Todos os alunos são convidados a participar do concurso, onde cada escola irá selecionar os cinco melhores trabalhos que em novembro serão premiados pela Câmara Municipal de Presidente Prudente.