O Gabinete do Paço Municipal ‘Florivaldo Leal’ sediou, na manhã desta terça-feira (27/01), uma reunião para tratar sobre a implantação da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil em Presidente Prudente. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Feiz Abbud, atualmente o município já conta com a Comissão Municipal. Entretanto, ele esclarece que a Coordenadoria é um órgão superior ao já existente e que deverá ser composta por funcionários efetivos da Prefeitura, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Sociedade Civil.

“Durante a reunião ficou definido que através do Major da Polícia Militar, Andrius [Amaral de Almeida – também coordenador da Defesa Civil da região de Prudente] e da funcionária Luana [Ribeiro – da Assessoria Especial] será montado o organograma da Coordenadoria para posterior nomeação dos membros”, pontua.

Abbud diz ainda que na reunião foram passados os dez passos para que Prudente seja uma cidade resiliente, o que, segundo ele, fará com que o município se coloque em uma posição de destaque no âmbito Nacional e até Mundial, “uma vez que os mesmos também são recomendações da ONU [Organização das Nações Unidas]”.

Os dez passos citados por Abbud são: organização e coordenação; orçamento; preparo de avaliações de risco; investimento a mantimento da infraestrutura crítica que reduz riscos; avaliação da segurança de escolas e centros de saúde; regulamentação de construção e princípios de planejamento do uso do solo; disponibilização de programas de educação e treinamento sobre a redução de risco e desastres em escolas e comunidades locais; proteção dos ecossistemas e barreiras naturais; instalação de sistemas de alerta e alarma e capacidades de gestão de emergências; e assegurar que após desastres as necessidades dos sobreviventes estejam colocadas no centro dos esforços de reconstrução.

Além dos já citados na matéria, participaram ainda da reunião o capitão do Corpo de Bombeiros Luiz Alexandre Olivete, o subtenente do Tiro de Guerra Alex Sandro da Costa Dias, o diretor do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sebastião Roberto de Andrade, que representou a Sociedade Civil, bem como representantes das secretarias municipais de Assistência Social (SAS), Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), Meio Ambiente (Semea), Obras e Serviços Públicos (Sosp), Planejamento (Seplan), Saúde (Sesau) e Fundo Social.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação