O prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ e o chefe da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec), Rogério Alessi, foram recebidos, na manhã desta quarta-feira (1°/10), pelo presidente da Gecor, José Nebro Mellado, que é um dos criadores de um software de gestão de serviços públicos que otimiza os chamados e permite um gerenciamento maior tanto dos serviços realizados quanto das principais reclamações da população

De acordo com Alessi, o aplicativo é uma plataforma que registra todas as ocorrências que podem ser feitas por fiscais da Prefeitura, presidentes das Associações de Moradores e, futuramente, pela própria população numa única base de dados e que acompanha a execução dos serviços.

“O aplicativo permite também o rateio dos custos de cada serviço executado. Atualmente temos o atendimento do 156, mas queremos ampliar com novas plataformas. Um morador, por exemplo, no futuro poderá acessar essa

plataforma através de seu smartphone e encaminhar a solicitação de um serviço à Prefeitura digitalmente para sua execução”, destaca Alessi.

Além disso, o secretário de Tecnologia aponta que além de rápido, o sistema permite o envio de fotos. “Imagine a solicitação de poda ou remoção de árvores ou entulhos em via pública? Vai ficar mais fácil avaliar a situação se a solicitação estiver acompanhada de uma imagem que o próprio morador encaminhou”, frisa, emendando que o processo inclui também uma resposta a quem enviou a reclamação. “Desta forma é possível que a favelização e aprovação do serviço seja feita também por quem gerou a ordem de serviço”, complementa.

Ainda segundo Alessi, a plataforma é uma das ferramentas que serão apresentadas no XV Encontro Ibero-americano de Cidades Digitais, que tem início nesta quinta-feira (2) e segue até sexta-feira (3). “Vamos conhecer várias soluções disponíveis para saber o que existe de melhor no gerenciamento eletrônico de serviços para nos posicionarmos. Podemos adquirir uma solução ou até mesmo desenvolver um software próprio, mas antes queremos conhecer as opções”, ressalta.

Esse software já é utilizado na Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) como o atraimento de gestão dos serviços prestados na área de limpeza pública com excelentes resultados. Além da empresa de economia mista, a plataforma é utilizada por várias prefeituras no mundo todo, como Miami e também em Málaga, na Espanha, onde há dois anos é considerada como uma Smart City, ou seja, Cidade Inteligente.

A Gecor está localizada num parque tecnológico aos arredores de Málaga que abriga centenas de empresas de tecnologia. "É como se fosse um distrito industrial apenas de tecnologia da informação. O governo incentiva a instalação e permanência destas empresas no parque que prestam serviços para clientes do mundo todo, inclusive, no Brasil é esse modelo de organização que também nos interessa" conclui Tupã.