A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) confirma, nesta quarta-feira (6/05), mais 135 casos de dengue em Presidente Prudente. Com isso, o município agora contabiliza 589 catalogações positivas. O órgão informa também que 240 exames aguardam resultados e que há 2.360 notificações, o que pode fazer com que o número de registros continue crescendo consideravelmente.

Segundo dados da VEM, os 135 casos acometeram munícipes de 63 bairros. O com maior incidência é o Jardim Paulista, com 13. Na sequência aparece o Parque Alexandrina, com nove moradores que contraíram dengue. Já os jardins Itapura I e Mediterrâneo registraram seis cada. Ainda na ordem de bairros com maior número de catalogações, constam o Conjunto Habitacional Ana Jacinta e a Vila Santa Helena, com cinco cada; Cecap, Jardim Vale do Sol e Vila Ocidental, com quatro cada; Centro, jardins Aviação, Paulista e Vila Dubus, com três cada.

Ainda na relação, foram registrados dois casos nos bairros: Aquinópolis, Brasília, Cedral, Cidade Universitária, Cohab, Estádio, Formosa, Francisco Belo Galindo, Jequitibás, Nosaki, São Jorge, São Judas, São Matheus, São Paulo, Shiraiwa, Tabajara e Verinha.

Já nos demais foram constatados um em cada, sendo os bairros: Aeroporto, Bongiovani, Brasil Novo, Carandá, Comercial, Esplanada, Everest, Floresta do Sul, Furquim, Imperial, Industrial, Itaipu, Iti, José Rota, Liberdade, Líder, Maracanã, Marcondes, Marina, Monte Alto, Morumbi, Nova, Panorama, Portinari, Prudente, Prudentino, Rosas, Sabará, Santa Elisa, Santa Mônica, Santa Tereza, São Lucas e Vale do Café.

“Embora a temperatura esteja mais amena, não podemos deixar de fazer nossas obrigações, pois até no Sul, onde o clima é mais frio, há casos. Ou seja, o Aedes [Aegypti – vetor de dengue] está ficando cada vez mais resistente. Além disso, os ovos que ficarem armazenados nesses recipientes expostos, com certeza vão gerar vetores em setembro, outubro, quando a temperatura volta a subir”, relata Elaine Bertacco, educadora de Saúde da VEM.

A fim de conscientizar cada vez mais a população, o médico veterinário responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Célio Nereu Soares, conta que através dos Correios, o Governo Municipal distribui mais de 100 mil panfletos, inclusive nos distritos, com informações sobre os devidos cuidados que os munícipes devem ter, tanto com a dengue quando com a Leishmaniose Visceral. “A intenção é que tomem cuidado com ambas as doenças. Com a dengue, pelo fato de termos um número alto de casos positivos, e com a leishmaniose, cujos registros também podem aumentar”, conclui.