Agentes da Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) e policiais militares da 1ª Cia, realizaram na manhã desta quarta-feira (06) uma operação denominada Moto Legal, visando coibir irregularidades no serviço de Mototáxi no município.

Durante a operação 10 agências foram fiscalizadas, sendo 6 autuadas e fechadas por estarem em desacordo com a Lei nº 6035/2003, que regulamenta o serviço de moto táxi na cidade. A utilização de motocicletas com placa cinza foi uma das principais irregulares encontradas, sendo registradas 7 ocorrências, neste caso, a agência também é notificada por dar cobertura a motociclista não credenciado. A falta de alvará de funcionamento e do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros também foi constatado em algumas agências.

O diretor do Departamento de Educação no Trânsito da Semav, Mauro de Mattos, orienta que ao utilizar os serviços de mototáxi, é necessário que o usuário verifique se o profissional possui a credencial expedida pela SEMAV na cor amarela. O documento deve estar visível na frente do colete refletivo obrigatório ao mototaxista. A moto deve ter a placa na cor vermelha, sendo também obrigatório o número do cadastro e o nome da agência nos dois capacetes e nos dois lados do tanque de combustível da moto.

Conforme o secretário, Oswaldo de Oliveira Bosquet, a fiscalização é essencial e visa inibir principalmente o trabalho clandestino e as irregularidades que colocam em risco a segurança dos usuários. Neste Maio Amarelo vamos intensificar nossas ações de educação para o trânsito e fiscalização em prol de um trânsito mais seguro.

Serviço - Denúncias podem ser feitas via telefone nos números 156, (18) 3908-7011 Semav e (18) 3918-4200 Sedepp ou ainda via e-mail:semav@presidenteprudente.sp.gov.br