O Governo de Presidente Prudente, por meio da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realiza nesta quinta-feira (23/10) a 7ª edição do Fórum Municipal da Pessoa Com Deficiência, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O evento conta com as parcerias do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Condef) e do Serviço Social do Comércio (Sesc), fazendo parte do Seminário de Esportes Inclusivos, realizado pelo Sesc até o próximo sábado (25).

Estiveram presentes na mesa de abertura o presidente da Câmara Municipal, vereador Valmir da Silva Pinto, o coordenador da pessoa com deficiência, Douglas Kato, o secretário municipal de Turismo, Carlos Casagrande, o presidente do Conselho Municipal da Deficiência, Milton Mizukawa, o coordenador de esportes da secretaria municipal de Esporte, Edson Andrade, que no ato representava a secretária Maria Cristina Madeiral (Tute).

O presidente do Condef agradeceu as parcerias para a realização dos eventos e espera que o mesmo contribua para que diminua o preconceito em relação ao deficiente.

Douglas Kato, por sua vez, afirmou que a presença de adolescentes da Fundação Mirim e da Casa do Pequeno Trabalhador é importante. “Esse momento vai possibilitar que vocês enham um outro olhar quando tiverem um deficiente em suas equipes de trabalho. E isso deve acontecer com mais freqüência já que as empresas devem se adequar para cumprir a lei de cotas para deficientes”.

O presidente da Câmara destacou os assuntos do Seminário. “Ontem foi aberto discutindo esporte. Hoje os assuntos elencados são turismo e trabalho. Devemos nos unir eu aceito o desafio de cooperar para que as leis sejam cumpridas em relação aos deficientes”.

O primeiro assunto a ser abordado é ‘Turismo Adaptado – Fazendo a diferença na busca pela igualdade’, por Ricardo Shimosakai que atua desde 2004 no segmento de Turismo Acessível.

‘A inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho’ é o segundo assunto, tema da palestra de Sebastião Estevam dos Santos, auditor fiscal do trabalho e diretor de comunicação do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinat).

O público presente é formado por representantes de diversas associações que atendem a deficientes no município.