Os alunos da Escola Municipal Catarina Martins Artero, realizaram ontem (26/05) a Blitz Educativa Maio Amarelo em parceria com a Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) sob a coordenação da oficineira do Programa Cidadescola Nilza Bina.

A ação aconteceu na Avenida Ademar de Barros, defronte a unidade educacional, onde foi realizada a distribuição do panfleto 10 Dicas de Segurança Viária. A realização de Blitz Educativa é de extrema relevância para os alunos que colocam em pratica os ensinamentos da Oficina de Educação para o Trânsito, orientando os motoristas quanto aos perigos do trânsito, enfatizou Renato Gouvea do Departamento de Educação para o Trânsito da SEMAV.

Dando seqüência a programação do Movimento Internacional Maio Amarelo em Prudente, três palestras também foram ministradas nesta terça-feira. A primeira palestra teve inicio às 8 horas da manhã e foi direcionada aos colaboradores da empresa Tel Telecom prestadora de serviços da Vivo em Presidente Prudente, as orientações sobre direção defensiva e segurança viária foram ministradas pelo Sargento da Polícia Militar Rodoviária João Guimarães. Às 11 horas foi à vez dos alunos do Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial que participaram de uma palestra ministrada pelo instrutor do SEST/SENAT Manoel Felix.

Ao final da palestra, o instrutor exibiu um vídeo que mostra acidentes de trânsito e o sofrimento das pessoas e demais familiares, a apresentação comoveu o público presente e certamente motivou uma reflexão sobre o comportamento de cada um no trânsito. No período da tarde os alunos do Senac tiveram a oportunidade de receber orientações de como manter a segurança viária em estradas e rodovias, o tema foi abordado por Cedemir Evangelista, técnico de segurança da Cart

Hoje (27/05) os alunos da Escola Municipal Coronel José Soares Marcondes participam de duas atividades. No período da manhã a unidade escolar recebe a Cidade Mirim da SEMAV e no período da tarde eles participam de uma visita monitorada para conhecer as instalações da Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública.

Já às 19h30 agentes de trânsito, policiais militares, instrutores de trânsito, bombeiros e demais interessados participam da palestra Celular e Trânsito: Combinação de Sucesso ou Fracasso? O assunto será abordado pelo Prof. Dr. Felipe Viegas Rodrigues (Prof da Unoeste, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e licenciado em Ciências Biológicas pela Unesp) e Cinthia S. Noguchi. A entrada é gratuita no Bloco H sala 22 do Campus I da Unoeste. O Secretário da Semav, Oswaldo de Oliveira Bosquet, enfatiza que a educação para o trânsito é uma ação continua que tem por objetivo contribuir para a formação de um cidadão mais consciente no trânsito.