A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) encerra a semana com a confirmação de mais 18 casos de dengue em Presidente Prudente. Com os registros divulgados nesta sexta-feira (27/03), agora o município contabiliza 156 catalogações positivas. O órgão informa também que outros 156 exames aguardam resultados no Instituto Adolpho Lutz (IAL) e que há mais de 700 notificações.

Dos registros confirmados hoje, nas vilas Formosa e Geni foram catalogados dois em cada. Os demais foram nos residenciais Cremonezi, Terceiro Milênio e Nosaki; nas vilas Dubus, Euclides, Lessa e Mirim; nos jardins Bongiovani, Eldorado, Planaltino, Maracanã; bem como nos parques Alvorada e Shiraiwa e no Centro.

“Não tem segredo para acabar com a dengue. Cada semana que passa o número de casos aumenta consideravelmente. Se continuarmos assim podemos passar por uma nova epidemia. Não podemos deixar o Aedes [Aegypti – vetor de dengue] nascer. Para isso basta eliminarmos criadouros”, destaca Elaine Bertacco, educadora de Saúde da VEM.

De acordo com ela, os bairros mais críticos são a Vila Geni, com 18 casos, e a Vila Lessa, com 10. Já em relação às áreas, a que tem a situação mais crítica é a cinco, com 54 registros positivos. Está é composta por bairros como Bosque, Centro, Maristela, jardins Aviação, Estoril, Paulista, Parque São Judas Tadeu, entre outros.

Na sequência aparece a área três, com 30 catalogações. Os bairros desta são: Jardim das Rosas, Central Park, Icaraí, Morumbi, Cinquentenário, Cerejeiras, Bela Daria, Bongiovani, Industrial, Vila Formosa, entre outros. Somente com um caso a menos, ou seja, com 29, figura a área quatro. Integram esta os logradouros Vila Furquim, Itapura I e II, Sumaré, Residencial Itapuã, Parque Alvorada, Brasília, Planalto, Santa Mônica, entre outros.

Em seguida, consta a área um com 13 casos. Nesta constam os bairros Monte Carlo, Prudentino, Mario Amato, Shiraiwa, Vale do Sol, Villa Real, Girassóis, Alto da Boa Vista, Higienópolis, Damhas, entre outros. Por fim, as áreas dois, seis e sete contabilizam 10 registros positivos cada. Na primeira são os logradouros Residencial Green Ville, Funada, Vale Verde, Servantes, Ouro Verde, Jequitibás, Everest, Cohab, entre outros. Na segunda: Maré Mansa, Novo Bongiovani, Maracanã, Eldorado, São Mateus, São Lucas, Vitória Régia, Jardim Iguaçu, entre outros. E na terceira: Augusto de Paula, Brasil Novo, Francisco Belo Galindo, Jardim Morada do Sol, Vila Operária e Vale das Parreiras, entre outros.