Os pacientes que participam dos grupos de hipertensão e diabetes da Estratégia de Saúde da Família da Vila Nova Prudente foram contemplados com uma ação diferenciada. É que a unidade promoveu o Projeto ‘Almoço Saudável’.

Segunda a enfermeira gerente da ESF Nova Prudente, Andreia Lima o objetivo do ‘Almoço Saudável’ foi proporcionar aos pacientes uma orientação nutricional diferenciada, bem como fortalecer o vínculo entre a equipe de saúde com os moradores da Vila Nova Prudente. “Sempre realizamos orientação em relação a alimentação nos grupos de hipertensão e diabetes. Entretanto, com essa ação o paciente consegue visualizar e experimentar os alimentos”, diz a idealizadora do almoço”.

Durante o projeto, que contou com apoio do nutricionista do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (Nasf), Raphael Bongiovani, os pacientes receberam orientação nutricional para hipertensão e diabetes. Conforme o nutricionista, o almoço teve no cardápio saladas, legumes, arroz, arroz integral, feijão, carne magra e suco natural, onde as preparações foram feitas com baixo teor de óleos, gordura, e usando apenas temperos naturais, ou seja, isento de temperos industrializados. “Essa ação educativa é mais uma forma de tentarmos sensibilizar os pacientes hipertensos, diabéticos e com dislipidemias a seguirem as orientações nutricionais, como parte do tratamento”.

“É muito importante que o paciente siga todas as recomendações realizadas pela Equipe de Saúde, incluindo a recomendação de medicação, dieta adequada, prática de atividade física, entre outros”, completa Andreia Lima.

Andréia Lima agradece o empenho e parabeniza todos que ajudaram na elaboração do almoço, sendo as equipes da Estratégia de Saúde da Família Nova Prudente e do Nasf, acadêmicos de enfermagem da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), os patrocinadores, além da coordenadora de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Prudente, Gisele Mariotini Orrigo.