Em atividade planejada pela equipe Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), juntamente com a Estratégia da Saúde da Família (ESF) de Floresta do Sul, os alunos da Escola Estadual Professora Celestina de Campos Toledo Teixeira, nesta quinta-feira (21/05) realizaram uma oficina para a construção e discussão do conceito de gênero e suas implicações na formação dos cidadãos.

Conforme o psicólogo Matheus Guiselini de Souza, “O conceito de gênero surgiu na década de 1970, na Europa e nos Estados Unidos, e ganhou força no Brasil, a partir dos anos 80. A construção dos gêneros – feminino e masculino – é quase sempre carregada de estereótipos (rótulos) que colocam homens e mulheres dentro de ‘caixas’, ditando o que é adequado e o que é inadequado para cada um(a), limitando, assim, a capacidade de aprendizado e crescimento. A origem de muitos comportamentos dos homens e das mulheres é encontrada na maneira como eles(as) foram socializados e educados”.

A assistente social Elen Castilho, acrescenta que “apesar das dificuldades sócio-culturais que a tarefa exige, é possível fazer a desconstrução do antigo conceito de gênero que segrega a sociedade em estereótipos, para a construção de um conceito que agregue e respeite as diferentes formas de gêneros que encontramos atualmente”.

A gerente e enfermeira da ESF, Vivian Trondoli encerrou a ação agradecendo a iniciativa e realização da ação pela equipe NASF.